São três os estreantes que devem iniciar o clássico neste domingo, a partir das 11h no Beira-Rio. Mais pelo lado azul do que no vermelho. No Inter, o meia Seijas disputará o Gre-Nal pela primeira vez. No Grêmio, o zagueiro Rafael Thyere e o volante Jaílson farão suas estreias.
Leia mais:
Diogo Olivier: ainda bem que o árbitro do Gre-Nal é de fora
Tudo o que você precisa saber para acompanhar o Gre-Nal 410
Com previsão de 42 mil no Gre-Nal, restam ingressos para gremistas e área VIP
Thyere, inclusive, já foi relacionado em dois clássicos. Viu do banco de reservas da Arena, ao lado de Roger Machado, a histórica goleada do Grêmio por 5 a 0 no ano passado. No reservado do Estádio Centenário, em 2013, acompanhou de perto o 2 a 2 entre as equipes comandadas por Renato Portaluppi e Clemer no Brasileirão. No caso de Jaílson, revelado pelo Guarany de Bagé, que foi pinçado por Roger do grupo de transição, a confiança do técnico Roger é total.
– O Jaílson conquistou o direito de seguir jogando. O que me conquistou foi a naturalidade de seu jogo – avalia o treinador.
O estreante colorado nunca sentiu o gosto de um Gre-Nal. Mas já encarou vários clássicos em suas carreiras. Seijas viveu os dois lados da rivalidade entre Caracas e Deportivo Táchira, na Venezuela, e também o clássico colombiano de Bogotá: Santa Fe x Millonarios.
– É um meia que joga aberto pela esquerda, com bom drible e arranque. É excelente cobrador de faltas, fazendo bastante gols. Pode exercer um papel de liderança entre os colegas – diz Toño Cortes, da rádio RCN, de Bogotá.
Além de Seijas como titular, o Inter também terá Leandro Almeida à disposição, no banco de reservas. Contratado junto ao Palmeiras, ele tem experiência em vários clássicos antes de viver o seu primeiro Gre-Nal: já defendeu o Atlético-MG contra o Cruzeiro, o Coritiba em um Atletiba e o Palmeiras frente a Santos, São Paulo e Corinthians.
*ZHESPORTES