Não há mais matemática, não há mais esperança, mas há vergonha. Este foi o sentimento do torcedor do Joinville ao deixar a Arena na tarde deste domingo. A derrota por 2 a 1 para o Vasco decretou o rebaixamento do JEC no Campeonato Brasileiro. Agora, é momento de juntar os cacos para começar a se pensar em 2016.
Confira a tabela completa e a classificação do Campeonato Brasileiro
Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br
Com apenas mais dois jogos para disputar - contra Cruzeiro e Grêmio -, o Joinville só teria condições de chegar aos 37 pontos, número insuficiente para deixar a zona de rebaixamento. Em nenhuma das 36 rodadas do Brasileirão o time saiu do Z4.
Mesmo que o mais otimista dos torcedores sonhasse com a salvação, o JEC entrou em campo rebaixado. E foi justamente essa postura de abatimento dos jogadores do Joinville que o Vasco aproveitou para construir o placar que permite com que continue acreditando na permanência na Série A.
Com menos de dez minutos, os cariocas já venciam por 2 a 0 - um balde de água fria no fraco público que foi ao estádio. Dois gols frutos da falta de atenção da defesa do time montado por PC Gusmão.
No primeiro, aos cinco minutos, Rafael Donato afastou mal o cruzamento e a bola bateu em Domingues, sobrando à feição para Nenê chutar colocado, sem chance para Agenor. Em vez de acordar o JEC, o lance abateu ainda mais a equipe. Aos nove, o goleiro Martín Silva deu um chutão, Jorge Henrique desviou de cabeça e Riascos ganhou na velocidade da zaga, chutando na saída do goleiro e ampliando.
Vaias da torcida
Combalido e atônico, o JEC foi sucumbindo diante do Vasco. Não conseguia trocar passes, não conseguia finalizar em gol, não conseguia jogar futebol. A insatisfação logo tomou conta das arquibancadas. Enquanto o setor dos visitantes comemorava, os torcedores do Joinville começaram os gritos de "time sem vergonha".
Nem o técnico PC Gusmão passou livre das críticas. Ele promoveu a primeira alteração logo aos 17 minutos. Com o time perdendo por 2 a 0 e precisando da vitória para manter as mínimas esperanças, ele sacou o volante Kadu e colocou Lucas Crispim em seu lugar. O time melhorou, passou a ter mais a bola em seu domínio, mas continuou errando por causa do nervosismo.
Na segunda etapa, o zagueiro Rafael Donato chegou a fazer a torcida acreditar ao menos na possibilidade de empate. Na cobrança de escanteio, aos 35, ele cabeceou com força e balançou a rede. O gol deu novo ânimo ao JEC, que criou mais três chances perigosas, mas não conseguiu colocar a bola para dentro.
O JEC, que prometeu jogar para honrar sua torcida apesar do rebaixamento, agora terá duas chances para tentar dar alguma alegria para o torcedor. No próximo fim de semana, visita o Cruzeiro. Na última rodada, recebe o Grêmio para o seu jogo de despedida na elite do futebol nacional.
Brasileirão
Joinville perde para o Vasco na Arena e é rebaixado na Série B
Tricolor ainda fará mais dois jogos para cumprir tabela no Campeonato Brasileiro
GZH faz parte do The Trust Project