Dois veteranos de Gre-Nais estarão nas casamatas da Arena neste domingo, no clássico 407, pela 17ª rodada do Brasileirão. Roger já viveu o clássico 25 vezes. Diego Aguirre, apenas seis vezes - mas iniciou o confronto cinco anos antes do que Roger e em um jogo que ficou marcado na história. No total, participaram de 31 Gre-Nais. Mas se enfrentarão pela primeira vez.
Sonda a Aránguiz: "Por 15 milhões, você pode ser feliz onde quiser"
Como jogador, a estreia do promissor lateral-esquerdo Roger Machado ocorreu no Gauchão de 1994, em 12 de junho, com derrota por 1 a 0, no Beira-Rio, no Gre-Nal 322. Apesar do revés, menos de dois meses depois, o Grêmio de Felipão conquistaria a Copa do Brasil ao bater o Ceará por 1 a 0. Com Roger. O último clássico de Roger com a camisa 6 do Grêmio ocorreu no dia 15 de junho de 2003. Foi o Gre-Nal 355 e o 0 a 0 marcou a estreia do técnico uruguaio Darío Pereyra, no Olímpico, na maior atuação de Danrlei nos clássicos. Depois, o lateral tetracampeão gaúcho, tricampeão da Copa do Brasil, campeão brasileiro, campeão da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e da Copa Sul com o Grêmio partiu para o Vissel Kobe (JAP).
Grohe segue em tratamento, mas Giuliano e Oliveira treinam com bola
Como treinador, Roger já esteve em três Gre-Nais. Porém, sempre como interino. Estreou no Gauchão de 2011, quando a dupla Gre-Nal mandou times reservas a Rivera (URU) para o primeiro clássico da temporada. O Grêmio de Roger venceu por 2 a 1 (com gols de Bruno Collaço e de Lins; Guto descontou). No ano seguinte, outra vez como interino, na transição de Caio Júnior para Vanderlei Luxemburgo, Roger foi ao Beira-Rio, bateu o Inter por 2 a 1 (gols de Kleber e Léo Gago; Leandro Damião descontou), eliminando o rival da Taça Piratini, nas quartas de final. Na semifinal, porém, já com Luxemburgo, o Grêmio foi eliminado pelo Caxias. Em 2013, a única derrota. Com Luxemburgo preocupado em preservar o time titular para a Libertadores, Roger foi a Erechim e perdeu por 2 a 1 para o Inter de Dunga. Fernando, então reserva, marcou o gol gremista, enquanto Diego Forlán e Leandro Damião fizeram para o Inter. Agora, aos 40 anos, comandará pela primeira vez o Grêmio sendo oficialmente o técnico do clube.
Árbitro do Gre-Nal 407 é o que mais expulsa no Brasileirão
Diego Aguirre, hoje com 49 anos, estreou no clássico no verão de 1989, pelo Brasileirão de 1988. O Gre-Nal 297, de 12 de fevereiro, no Beira-Rio, definiria o adversário do Bahia na final do campeonato. Aguirre foi mandado a campo por Abel Braga no segundo tempo, no lugar do meia Leomir (auxiliar de Abel no Inter de 2006), quando o Inter perdia por 1 a 0 e já estava com um jogador a menos (o lateral-esquerdo Casemiro havia sido expulso). O parceiro de ataque de Aguirre, Nilson, foi o autor dos dois gols da virada. No segundo gol, Aguirre está atrás de Nilson, pronto para concluir contra o gol de Mazaropi, mas Nilson acerta o chute e vira o jogo que ficou conhecido como o Gre-Nal do Século. O Inter acabou perdendo a final para o Bahia.
Torcedor Colorado ZH: não é Bambilândia, é falta de pulmão
O atual treinador do Inter ainda disputou outros dois Gre-Nais, ambos pelo Gauchão de 1989. No primeiro, o 299 derrota por 3 a 1, no Beira-Rio. Aguirre entrou no segundo tempo, no lugar do atacante Ado, que havia sido contratado ao futebol português. O Gre-Nal 300, em 18 de junho, a final do Gauchão, marcou a despedida de Aguirre como jogador colorado no clássico. O jogo do Olímpico encerrou em 0 a 0 nos 90 minutos. Diego Aguirre foi substituído no segundo tempo. A decisão foi para os pênaltis, quando o Grêmio de Assis e Cuca venceu por 4 a 3 e se sagrou pentacampeão estadual.
Gre-Nal já tem mais de 24 mil ingressos vendidos
De volta ao Beira-Rio, agora como treinador, Aguirre está invicto em Gre-Nais. Envolvido com o início da Libertadores, ele escalou um misto para o primeiro clássico do ano, no Beira-Rio, e empatou em 0 a 0. Nas finais do Estadual, o placar de 0 a 0 se repetiu no primeiro Gre-Nal, na Arena. A decisão no Beira-Rio viu um Inter avassalador nos minutos iniciais, e que já vencia por 2 a 0 aos 19 minutos de jogo, com gols de Nilmar e de Valdívia. Giuliano descontou aos 45 minutos do primeiro tempo e o 2 a 1 sobre o Grêmio de Felipão garantiu a Aguirre o seu primeiro campeonato pelo Inter.
* ZH ESPORTES