A ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Laurita Vaz aceitou o recurso extraordinário do Flamengo na briga com o Sport por conta do título do Campeonato Brasileiro de 1987. Vaz considerou que o processo se enquadra dentre os requisitos que a matéria seja de repercussão nacional e tenha disputa constitucional, levando a decisão final para o Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do site da ESPN. Ainda não existe uma data, mas a análise na corte suprema do Brasil deve acontecer ainda neste ano.
O STF é responsável por tomar decisões em episódios polêmicos nacionais, como o Mensalão e a Operação Lava-Jato. Vale lembrar que, no dia 30 de setembro do ano passado, o STJ divulgou o acórdão ratificando a condição do Sport como o único vencedor do Brasileiro de 1987, com quatro votos a um. O Flamengo não concordou com a decisão e o departamento jurídico acabou entrando com o recurso. A TV Justiça deve transmitir ao vivo o julgamento quando ele ocorrer.
O caso "Copa União"
Problemas jurídicos fizeram com que o Clube dos 13 organizasse, em parceria com a CBF, o campeonato nacional - que ficou conhecido como Copa União. Assim, 32 times foram divididos em dois módulos (Verde e Amarelo), espécies de divisões. O Módulo Verde tinha os integrantes do Clube dos 13, melhores ranqueados do Brasil, além de Coritiba, Santa Cruz e Goiás.
A CBF previa que campeões e vices dos módulos se enfrentariam em um quadrangular final. No entanto, Flamengo e Inter, os dois primeiros colocados do Módulo Verde, se recusaram a enfrentar os campeões do Módulo Amarelo. Desta forma, oficialmente perderam por W.O. e foram eliminados.
Sport e Guarani fizeram dois jogos entre si, e o time pernambucano levou a melhor. Assim, de forma oficial, o Sport foi considerado pela CBF o campeão brasileiro de 1987, ainda que o Flamengo busque o título oficialmente por ter vencido o Módulo Verde. Sport e Guarani foram os representantes brasileiros na Libertadores do ano seguinte.
*ZHESPORTES e LANCEPRESS