O atacante Neymar tem caminho livre para brigar pela artilharia do Brasileirão. Nesta quinta-feira, o camisa 11, ao invés de receber gancho de uma partida, por conta de expulsão contra o Grêmio, no dia 30 de setembro, teve pena revertida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e estará à disposição do técnico Muricy nas últimas quatro rodadas da competição nacional. A divulgação do veredicto aconteceu nesta tarde.
No último dia 19, Neymar foi punido pela entidade com dois jogos, mas obteve efeito suspensivo e pôde atuar no empate contra a Ponte Preta. Nesta semana, o STJD voltou a analisar o recurso utilizado pelos advogados santistas e decretou apenas uma punição de cunho social ao jogador.
Vale lembrar que o atacante já havia cumprido suspensão automática no empate com o Inter, no último dia 6, na Vila Belmiro. Liberado assim de uma punição branda, o craque santista terá apenas que fazer uma doação de R$ 10 mil, além de uma visita a uma insituição de caridade.
Com isso, ele poderá entrar, de uma vez por todas, na briga com o atacante Fred, artilheiro do Brasileirão com 17 gols. Com os três gols marcados contra o Cruzeiro no último sábado, em Belo Horizonte, Neymar chegou a 12 gols e empatou com Aloísio, do Figueirense.
As últimas rodadas do Brasileirão podem beneficar o jogador na briga pela artilharia. Isso porque o Peixe terá pela frente equipes que estão nas últimas colocações da tabela (Atlético-GO, no próximo dia 10, Figueirense, 18, e Palmeiras, dia 2 dezembro). No dia 25 deste mês, o Peixe enfrenta ainda o Corinthians, que não tem mais pretensões na competição e pensa apenas na disputa do Mundial de Clubes.
O árbitro da partida, Nielson Nogueira Dias, que foi enquadrado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), também entrou com recurso e conseguiu a absolvição.