O Santos lutou para ter Neymar em campo (conseguiu o efeito suspensivo após punição do STJD), mas nem ele conseguiu evitar a derrota neste domingo, em Campinas. Apesar da atração do duelo ser a Joia santista, foram Luan e Cia que roubaram os holofotes.
Dispostos a afastar o risco de rebaixamento no Brasileirão, os jogadores da Ponte Preta jogaram em cima dos erros do Peixe e foram efetivos. Com o gol de Luan ainda no primeiro tempo, a Macaca venceu por 1 a 0.
Pior para o Peixe, que parece não estar muito preocupado com a competição. O time não tem risco de ser rebaixado e nem chance de chegar ao G4.
Com a vitória, a Ponte Preta sobe uma posição e agora ocupa a 13, com 40 pontos. Enquanto o Santos permanece na 11ª colocação, com 42 pontos.
Mesmo não sendo nenhum elenco com estrelas, como o Santos, o técnico Guto Ferreira desde que ocupou o cargo de Gilson Kleina (hoje no Palmeiras) vem completando o trabalho que havia sendo efeito e, sobretudo, fez o elenco acreditar que poderia vencer o Alvinegro Praiano. Como ele conseguiu? Fez seus jogadores diminuírem os espaços em campo, forçar a marcação e jogar no erro do adversário. A estratégia deu certo.
Ainda no início do primeiro tempo, o Santos levou um sufoco da Ponte Preta, que atacava com fôlego total. Aos 12 minutos, João Paulo cruzou pela esquerda, Cicinho ajeitou e Luan mandou para o fundo das redes do Rafael. Gol da Macaca e recompensa pela superioridade em campo.
No segundo tempo, Muricy Ramalho tentou deixar o Santos mais ofensivo promovendo a entrada de André e Bernardo nos lugares de Miralles e Henrique, respectivamente. Pouco adiantou. A equipe até esboçou uma melhora, porém, arriscou muito pouco: apenas duas finalizações contra oito corretas da Macaca.
A Ponte Preta ainda por pouco não ampliou a vantagem com Luan, novamente. Aos 22 minutos, João Paulo cruzou pela esquerda e o atacante ainda carimbou o travessão do goleiro Rafael. Depois, o time de Campinas apenas segurou o resultado, de maneira inteligente, e até viu o Peixe marcar com Bernardo, mas o jogador estava impedido e o gol foi anulado.
Na próxima rodada, a Ponte Preta encara o Cruzeiro, quinta-feira, às 21h, no Moisés Lucarelli. Já o Peixe recebe o Náutico, no mesmo dia e horário, na Vila Belmiro.
Em Campinas
Superior, Ponte Preta vence o Santos por 1 a 0 e ofusca a estrela de Neymar
Atacante Luan foi o autor do gol da vitória da Macaca no Moisés Lucarelli
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: