Em 2011, ele foi o grande carrasco do Sport atuando pelo Santa Cruz no Campeonato Pernambucano. Já neste domingo, o atacante Gilberto fez a sua estreia pelo clube pernanbucano após uma passagem sem brilho pelo Inter e acabou sendo decisivo para o triunfo contra a Portuguesa, por 2 a 1, na Ilha do Retiro, em duelo válido pela nona rodada do Brasileiro.
Com as recentes contratações feitas - o apoiador Hugo, ex-São Paulo e Grêmio, foi a última -, a torcida do Sport comparece em grande número à Ilha do Retiro e, dentro de campo, os comandados de Vágner Mancini transformaram o apoio demonstrado nas arquibancadas em um bom futebol no início do jogo.
Com a presença de Cicinho na lateral direita e os velozes Marquinhos Gabriel e Henrique ditando o ritmo no meio de campo, o Sport teve a sua primeira boa chance de gol aos dez minutos, quando Henrique cruzou e Marquinhos Gabriel finalizou para fora. A Portuguesa até tentou equilibrar as ações, mas faltou tranquilidade na hora de concluir.
Melhor em campo, o Sport contou com a sorte para fazer justiça ao futebol apresentado. Após boa trama ofensiva, Gilberto serviu Henrique, que finalizou e, graças ao desvio da marcação da Portuguesa, venceu Dida. Sport 1 a 0, aos 15 minutos.
O Sport não se deu por satisfeito e seguiu em busca do segundo gol. No entanto, o já tradicional esquema com três zagueiros do time de Geninho encaixou e, além de conter o ímpeto do Leão, a Lusa ainda cresceu de produção. Moisés, aos 30 minutos, quase deixou tudo igual.
No segundo tempo, o Sport voltou com a mesma postura vista na primeira etapa, mas encontrou dificuldades para vencer a marcação da Portuguesa. Lima, aos sete minutos, só não empatou graças ao goleiro Magrão, que minutos depois garantiria a vantagem do Sport com outra grande intervenção.
Ao contrário do seu rival, o Sport aproveitou melhor as chances criadas. O estreante Gilberto teve duas chances e, após Dida operar um verdadeiro milagre em sua primeira tentativa, o camisa 9 não desperdiçou o rebote da finalização de Cicinho e fez Sport 2 a 0, aos 23 minutos do segundo tempo.
A reação da Portuguesa, que vinha melhor em campo até sofrer o segundo gol deu resultado. Moisés, aos 26, finalizou de primeira no ângulo esquerdo de Magrão.
O gol sofrido não abateu o Sport, que tomou as rédeas do jogo após as entradas de Moacir, Gilsinho. O atacante Roberson, ex-Grêmio, também entrou em campo.
Com o triunfo, o Sport foi a 12 pontos a agora ocupa a 11ª posição. Já a Lusa permaneceu com oito e caiu para a 15ª posição. A vitória deste domingo foi a de número seis do Sport no confronto diante da Portuguesa, que soma oito triunfos. Aconteceram dez empates no duelo.