O centroavante Luis Fabiano comandou a vitória do São Paulo diante do América-MG, por 3 a 1, neste sábado, no Morumbi, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado sacramentou o rebaixamento da equipe de Belo Horizonte, que vinha de três derrotas seguidas e pagou preço caro pelo mau desempenho na maior parte da competição.
Com o triunfo, o Tricolor paulista assumiu, momentaneamente, a quinta posição com 56 pontos. Agora, torce por tropeços de Flamengo, Botafogo e Inter, que entram em campo neste domingo, para se manter na zona de classificação para a Libertadores de 2012.
Próximos jogos
O São Paulo volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, dia 27, quando terá o rival Palmeiras pela frente, na Arena Barueri, às 17h. Já o América Mineiro receberá o Atlético-PR, na Arena do Jacaré, no mesmo dia e horário.
O jogo
O quarteto ofensivo escalado por Emerson Leão - Lucas, Dagoberto, Luis Fabiano e Fernandinho - prometia um São Paulo ofensivo. E foi o que aconteceu. Com uma pressão arrebatadora nos primeiros três minutos, o Tricolor não deixou o América sequer respirar. A bola, que "queimava" nos pés da equipe mineira, só não fez o São Paulo abrir o placar pois Neneca trabalhou muito bem.
Aos dois minutos, Luis Fabiano finalizou de fora da área, a bola desviou pelo caminho e o camisa 1 teve de se esticar todo. Cinco minutos depois, foi a vez de Lucas testar os reflexos do goleiro americano. Após ter dificuldade para trocar dois simples passes, o América colocou a bola no chão e graças aos espaços proporcionados pelo São Paulo, os comandados de Givanildo equilibraram as ações no Morumbi, embora o Tricolor seguisse melhor em campo.
O time mineiro bem que tentou conter o ímpeto do São Paulo. Mas o Tricolor tinha Luis Fabiano. Após escanteio cobrado por Dagoberto, ele não tomou conhecimento de Micão e cabeceou sem chances para Neneca, que desta vez nada pôde fazer. São Paulo 1 a 0, aos 25 minutos.
Após alguns minutos de marasmo por parte do São Paulo, que ora era vencido pela marcação americana, ora pela bolas perdidas por Fernandinho, o Tricolor voltou a encontrar os espaços que precisava. Piris iniciou a jogada e Lucas, em belo passe, serviu Luis Fabiano. O camisa 9 deixou Micão na saudade mais uma vez e finalizou ao seu melhor estilo. Gol do São Paulo, que fez 2 a 0, aos 42 minutos, e foi para o intervalo com um confortável e até "injusto" 2 a 0, em razão da sua superioridade.
Segundo tempo
O São Paulo não tirou o pé do acelerador. A velocidade era a mesma da etapa incial e, com isso, o terceiro gol não tardou. Aos seis minutos, Fernandinho fez bela jogada e serviu Luis Fabiano. O camisa 9 errou a finalização, mas Juan estava na hora certa e no lugar certo e fez São Paulo 3 a 0.
No entanto, Xandão resolveu dar emoção para o jogo. O camisa 13 do São Paulo, que já estava amarelado, fez falta dura em Glauber e foi expulso. Fernandinho foi sacrificado e teve de deixar o campo para a entrada do zagueiro Bruno Uvini. Já o América se aproveitou do momento passou a ter três atacantes em campo: Alessandro, Kempes e Fábio Júnior.
Com vantagem numérica, até se animou e ensaiou uma reação. No entanto, a intranquilidade na hora de concluir era grande. A melhor chance de gol dos visitantes veio aos 17, quando Everton Luis, de calcanhar, quase diminuiu.
Satisfeito com o que já tinha conquistado, o São Paulo tratou de administrar o placar. E o adversário aproveitou. Após falha coletiva da defesa, Alessandro venceu Rogério Ceni, que vinha sendo um mero espectador. São Paulo 3 a 1 no Morumbi, o que em nada diminuiu o brilho são-paulino e de Luis Fabiano, que deixou o Morumbi sob aplausos ao ser substiuído.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 1 AMÉRICA-MG
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 19/11/2011 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Xandão, Luis Fabiano, Dagoberto e Lucas (SPO); Dudu, Willian Rocha e Everton Luis (AME)
Cartão vermelho: Xandão (SPO), 11'2T
Gols: Luis Fabiano, 25'1T(1-0); Luis Fabiano, 42'1T(2-0); Juan, 6'2T(3-0) e Alessandro, 34'2T (3-1)
Escalações:
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Piris, Xandão, Rhodolfo e Juan; Jean, Cícero, Lucas, Dagoberto (Rivaldo, 21'2T) e Fernandinho (Bruno Uvini, 13'2T); Luis Fabiano (Casemiro, 37'2T). Técnico: Emerson Leão.
AMÉRICA-MG: Neneca, Micão, Gabriel e Everton Luiz; Marcos Rocha, Dudu, Glauber (China, 33'2T), Rodriguinho (Alessandro, 14'2T) e Willian Rocha (Rodrigo, 15'2T); Kempes e Fábio Júnior. Técnico: Givanildo Olveira.