Lando Norris, da McLaren, fez a pole position do Grande Prêmio de Abu Dhabi na sessão de classificação disputada neste sábado (7), no circuito de Yas Marina. Esta é a última etapa do Mundial de Fórmula 1 2024.
O piloto britânico, que conseguiu sua nona pole na temporada, terminou à frente de seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri, e do espanhol Carlos Sainz, que no domingo (8) disputará sua última corrida pela Ferrari, já que no ano que vem será piloto da Williams.
Sainz vai dividir a segunda fila com o holandês Max Verstappen (Red Bull), que se sagrou tetracampeão mundial há duas semanas, em Las Vegas, e vai largar em quarto.
Verstappen foi beneficiado pela punição sofrida pelo alemão Nico Hülkenberg (Haas), que fez o quarto melhor tempo da classificação, mas perdeu três posições por ter ultrapassado dois carros no túnel de saída dos boxes.
— Foi um dia perfeito, talvez um pouco mais difícil do que esperávamos porque andamos rápido todo o fim de semana. Quero ganhar, estamos aqui para vencer todas as corridas que pudermos — disse Norris após a classificação.
— Evoluímos durante o fim de semana, mas a McLaren mostrou que está à frente de todo mundo. No Q1 e no Q2 ficamos próximos, mas quando eles foram com tudo no Q3, abriram distância. Para ser sincero, não foi um fim de semana muito emocionante, porque não há muito em jogo — declarou Sainz, fazendo referência à sua despedida da Ferrari.
A vaga do espanhol na escuderia italiana será ocupada em 2025 pelo heptacampeão Lewis Hamilton, de saída da Mercedes depois de 12 temporadas.
Hamilton vai largar em 16º depois de levar azar em sua última volta rápida no Q1, quando um cone arrancado pelo dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) foi parar na pista e ficou preso debaixo de seu carro por vários segundos.
Com seus dois pilotos na primeira fila, a McLaren fica na melhor posição possível para conseguir o título do campeonato de construtores no domingo, enquanto a Ferrari não poderá contar com o monegasco Charles Leclerc nas primeiras posições do grid.
Leclerc terminou a classificação em 14º, mas foi punido com a perda de 10 posições por trocar a bateria de seu carro, e por isso vai largar na última fila.
Com 44 pontos em jogo em Abu Dhabi, a McLaren tem 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari.
Classificação do mundial de construtores de 2024
- McLaren - 640
- Ferrari - 619
- Red Bull - 581
- Mercedes - 446
- Aston Martin - 92
- Alpine - 59
- Haas - 54
- Racing Bulls - 46
- Williams - 17
- Kick Sauber - 4
Grid de Largada do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1:
1ª fila:
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
2ª fila:
Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
3ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
George Russell (GBR/Mercedes)
4ª fila:
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
5ª fila:
Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
6ª fila:
Yuki Tsunoda (JAP/Racing Bulls-Red Bull)
Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull)
7ª fila:
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
8ª fila:
Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari)
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
9ª fila:
Jack Doohan (AUS/Alpine-Renault)
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
10ª fila:
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Franco Colapinto (ARG/Williams-Mercedes)