A primeira atividade na pista do Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, São Paulo, ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º). O único treino livre do final de semana teve Lando Norris, da McLaren, fazendo o melhor tempo: 1min10s610.
Durante a atividade, a F1 divulgou que Max Verstappen, líder do campeonato, será punido com a perda de cinco posições na corrida de domingo. Ele precisou trocar peças da unidade de potência da sua Red Bull e foi penalizado.
Ainda no treino livre, George Russell foi o segundo colocado, 0s181 atrás de Norris, enquanto o terceiro colocado foi Ollie Bearman, com a Haas. O jovem britânico substitui Kevin Magnussen, que não está se sentindo bem nesta sexta. Existe a chance dele seguir o restante do final de semana com a vaga.
A partir das 15h ocorrerá a classificação para a corrida sprint, que será realizada no sábado (2), às 11h. Bearman deve participar da atividade e dessa forma disputará a sprint.
Uma das dúvidas para o final de semana era o estado de saúde de Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol estava na Europa para tratar uma infecção intestinal, mas voltou ainda na quinta-feira. O brasileiro Felipe Drugovich participou das atividades de mídia no lugar de Alonso.
Confira a classificação do treino livre em Interlagos:
- Lando Norris - McLaren
- George Russell - Mercedes
- Ollie Bearman - Haas
- Oscar Piastri - McLaren
- Alexander Albon - Williams
- Charles Leclerc - Ferrari
- Carlos Sainz - Ferrari
- Fernando Alonso - Aston Martin
- Pierre Gasly - Alpine
- Liam Lawson - Racing Bulls
- Nico Hulkenberg - Haas
- Yuki Tsunoda - Racing Bulls
- Franco Colapinto - Williams
- Valtteri Bottas - Sauber
- Max Verstappen - Red Bull
- Lewis Hamilton - Mercedes
- Lance Stroll - Aston Martin
- Esteban Ocon - Alpine
- Sergio Pérez - Red Bull
- Guanyu Zhou - Sauber