O mundial de Fórmula 1 2024 ainda tem duas disputas em aberto. No mundial de pilotos, é questão de tempo para Max Verstappen conquistar o tetracampeonato. Por outro lado, a competição entre os construtores está equilibrada, e pode ter alteração na tabela após o Grande Prêmio de Las Vegas.
A 22ª etapa do mundial de F1 ocorre na madrugada de domingo (24), às 3h (horário de Brasília), e o holandês pode dar um fim ao campeonato de pilotos. Para isso, Verstappen precisa terminar na frente de Lando Norris, que o único com chances de título, mas 62 pontos atrás.
Para evitar que a disputa acabe, o piloto da McLaren terá de encerrar a prova na frente e somar três ou mais pontos do que o holandês da Red Bull. Conseguindo isso, a competição segue nas duas últimas etapas: Catar e Emirados Árabes.
Mundial de construtores
O equilíbrio entre as equipes gerou uma disputa acirrada no mundial de construtores. A Red Bull liderou boa parte do campeonato, mas perdeu fôlego, e com apenas Verstappen garantindo pontos valiosos a liderança foi perdida para a McLaren. Poucas etapas depois, a Ferrari ultrapassou e assumiu a segunda colocação.
Dessa forma, a escuderia britânica e a italiana devem brigar até o final da temporada pelo título. A vantagem da McLaren é de 36 pontos e, em Las Vegas, dependendo da classificação final, a liderança pode mudar.
A Red Bull ainda tem chances matemáticas de título. Contudo, para isso precisará que Sergio Pérez pontue mais.
Top 3 de construtores:
- McLaren - 593
- Ferrari - 557
- Red Bull - 544