A temporada 2024 da Fórmula 1 foi histórica por não ter nenhuma mudança nas equipes de um ano para outros. No entanto, em 2025 as alterações serão diversas e a expectativa é que novos pilotos ingressem na categoria no lugar de nomes experiente que já não entregam bons resultados.
Com a proximidade da troca de regulamento da F1 — que será em 2026 —, as escuderias já se planejam para isso. Dessa forma, a próxima temporada será importante para adaptações e certezas sobre os nomes escolhidos.
O mercado de pilotos para 2025 já teve sua principal movimentação quando Lewis Hamilton anunciou que trocaria a Mercedes pela Ferrari. Com isso, as movimentações e especulações começaram a acontecer a todo instante.
Veja como estão as vagas para 2025 na F1
Red Bull Racing
- Max Verstappen: a primeira vaga segue sendo do tricampeão mundial, que tem contrato com a equipe. Seu nome vem sendo especulado na Mercedes, muito por conta do ambiente ruim que se criou entre a Red Bull e seu pai.
- Sergio Pérez: o piloto mexicano renovou por duas temporadas com a equipe austríaca. No entanto, seu desempenho na pista gera dúvidas sobre sua permanência. Por enquanto, a vaga é dele. Porém, tudo pode mudar.
Mercedes
- George Russell: o britânico assumirá a função de primeiro piloto com a saída de Hamilton. Ele tem contrato até 2025 e vem apresentando bons resultados na temporada.
- Vaga em aberto: vários nomes há foram especulados para assumir o lugar de Hamilton. O sonho de Toto Wolff, chefe da equipe alemã, é Verstappen. Porém, ele também gostaria de contar com Carlos Sainz, que deixará a Ferrari. O jovem Kimi Antonelli, que corre na Fórmula 2 e faz parte da academia da Mercedes, também pode receber a oportunidade.
Ferrari
- Charles Leclerc: o monegasco tem contrato longo com a equipe, mas terá agora a sombra de Hamilton. Precisará melhorar para voltar a ter protagonismo na escuderia italiana.
- Lewis Hamilton: chegará para realizar seu sonho e buscar o oitavo título mundial.
McLaren
- Lando Norris: segue sendo o primeiro piloto da equipe, mas tendo cada vez mais na cola seu companheiro.
- Oscar Piastri: está evoluindo bem e conseguindo bons resultados. Em breve pode assumir mais protagonismo.
Aston Martin
- Fernando Alonso: o veterano seguirá por mais algum tempo na F1. Renovou seu contrato e ainda almeja voltar a vencer corridas.
- Lance Stroll: o filho do dono seguirá na equipe, mesmo sem conseguir entregar bons resultados.
Alpine
- 2 vagas em aberto: a equipe francesa começou a temporada uma bagunça. Vem se reorganizando aos poucos e fazendo diversas mudanças. Para 2025, Esteban Ocon não seguirá, enquanto Pierre Gasly tem chances de renovar. Nomes já especulados foram: Carlos Sainz, Mick Schumacher e Jack Doohan.
Haas
- Ollie Bearman: o jovem britânico de 19 anos assinou seu contrato na F1 e vai ser um dos pilotos da equipe estadunidense. Ele foi seguro na oportunidade que teve pilotando a Ferrari na Arábia Saudita este ano e isso chamou a atenção da Haas.
- Esteban Ocon: o francês será dispensado da Alpine após o fim da temporada, mas conseguiu fechar com a Haas para 2025.
Racing Bulls
- Yuki Tsunoda: o japonês renovou por uma temporada, mas não deve permanecer para o novo regulamento em 2026.
- Vagas em aberto: Daniel Ricciardo não deve permanecer na equipe B da Red Bull. Caso Pérez perca a vaga por falta de desempenho, o nome do australiano é forte para substituí-lo.
Williams
- Alexander Albon: o piloto tailandês renovou seu contrato com a equipe britânica e permanecerá por mais alguns anos por lá.
- Carlos Sainz: o piloto espanhol decidiu acreditar no projeto e foi anunciado com contrato de duas temporadas.
Sauber
- Nico Hulkenberg: o alemão de 36 anos garantiu seu contrato com a equipe, que a partir de 2026 será Audi.
- Vaga em aberto: pensando no novo regulamento e na mudança de gestão da escuderia, nenhum nome ainda fechou. Os atuais pilotos Guanyu Zhou e Valtteri Bottas podem deixar a categoria. Há especulações sobre Carlos Sainz, Felipe Drugovich e Theo Pourchaire assumindo a vaga.