A direção da Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (5) o calendário das corridas sprint da temporada 2024. E, mais uma vez, confirmou a prova curta no GP de São Paulo. A etapa brasileira do Mundial vai receber a sprint pela quarta vez, um recorde entre todos os GPs da F1.
— Para nós, a escolha de São Paulo pela quarta vez para receber a sprint é a confirmação de que estamos no rumo certo e, é claro, isso nos orgulha muito. Interlagos é um circuito diferenciado. Quem ganha é o público com duas corridas distintas no mesmo final de semana — comentou o CEO do GP brasileiro, Alan Adler.
No total, seis etapas do calendário vão receber as corridas sprint, mesmo número de provas das últimas temporadas. Confira as etapas:
- China - 19 a 21 de abril
- Miami (EUA) - 3 a 5 de maio
- Áustria - 28 a 30 de junho
- Austin (EUA) - 18 a 20 de outubro
- São Paulo - 1 a 3 de novembro
- Catar - 29 de novembro a 1º de dezembro
O circuito austríaco de Spielberg vai sediar a print pela terceira vez. Austin e Catar receberão a prova curta pela segunda vez. Já as etapas de Miami e da China vão estrear a corrida sprint.
De acordo com a F1, o formato da sprint, que muda completamente a programação dos finais de semana, vem trazendo resultados em termos de audiência em diferentes etapas do calendário. Em análise de 21 países, o GP do Azerbaijão teve incremento de audiência de 83% na sexta-feira, dia em que o treino classificatório substitui o segundo treino livre nos finais de semana de sprint.
O mesmo aconteceu no GP dos Estados Unidos, com elevação de 139%, segundo dados da F1. No GP da Bélgica, o aumento foi de 34%. O formato, que estreou em 2021, também vem agradando ao público presente nos autódromos por oferecer uma corrida extra no fim de semana, aos sábados, com duração menor.
MUDANÇAS
A mesma opinião não é compartilhada pelos pilotos. A maioria não aprova o formato. Por isso, a F1 vem cogitando mudanças nos finais de semana com corrida sprint, tanto na programação quanto na pontuação atribuída aos primeiros colocados.
Nesta terça, a direção da F1 confirmou que há discussões a respeito, mas avisou que as novidades, se forem confirmadas, só serão definidas na primeira reunião da F1 Comission, em 2024.