A oitava etapa da Stock Car 2023, realizada no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, terminou com um novo líder no campeonato. Gabriel Casagrande foi pole position no sábado (16) e venceu a primeira corrida do domingo (17), além de ficar em sétimo na prova seguinte, para assumir a ponta da tabela.
— Um final de semana maravilhoso em termos de resultado. A gente sabia que seria um pouco sofrido por conta da temperatura, mas o carro se comportou extremamente bem. Nas duas corridas contamos com a sorte, além de boas largadas em ambas — explicou Casagrande, que agora lidera com 231 pontos.
Um fato que chamou a atenção e levou metade do público presente no Velopark ao delírio foi o amor do piloto pelo Grêmio. Antes da corrida, ao ser entrevistado, ele gritou "Da-lhe Grêmio para a torcida", e na hora de receber o troféu de primeiro colocado, Casagrande subiu ao lugar mais alto do pódio com uma camiseta do Tricolor em mãos.
— Meu pai é do interior do Rio Grande do Sul, nasceu em Arvorezinha e cultivamos a cultura gaúcha, além do amor pelo Grêmio — disse o piloto que nasceu no sudoeste do Paraná, mas recebeu o time do coração do pai.
Casagrande está em busca do bicampeonato da Stock Car — venceu o primeiro em 2021 — e espera seguir com bom ritmo nas últimas quatro etapas da categoria. Além disso, o gremista também acredita que sua equipe ainda pode brigar pelo Brasileirão, mesmo estando alguns pontos atrás do líderes do campeonato.
— Sou um torcedor ferrenho e sempre vou apoiar o Grêmio — finalizou.
Campeonato da Stock Car embolado
O destaque do final de semana no Velopark foi Casagrande, que saiu de Nova Santa Rita com 46 pontos conquistados. Ele lidera a disputa com 231 pontos, 17 pontos a mais que Rubens Barrichello e Ricardo Zonta. O antigo líder Daniel Serra agora ocupa a quarta posição com 190 pontos.
Rubinho se destacou na primeira corrida ao terminar entre os 10 primeiros. O veterano, com passagens pela Fórmula 1, largou em 17º e conseguiu chegar em oitavo na primeira corrida. Com a inversão do grid na segunda prova, ele largou em terceiro e conseguiu se manter no pódio. Ao sair da premiação, Barrichello se mostrou exausto.
— Eu corro por amor. Mas, a gente acaba saindo exausto de uma corrida tendo essa temperatura — explicou o piloto, que ainda disse que a sensação térmica chegou próxima a 60°C.
Zonta também encostou na liderança por conta do segundo lugar na corrida 2. Ele ficou muito próximo de ultrapassar o vencedor Átila Abreu, que está apenas em 14º lugar no campeonato, mas vive boa fase nas últimas duas etapas — três pódios em quatro corridas.
Serra, que era o antigo líder antes do final de semana, acabou tendo falta de sorte. Ele conseguiu terminar a primeira prova em décimo, mas o resfriamento do carro começou a falhar e ele teve que abandonar. O tricampeão da Stock Car ia largar na frente na segunda corrida e poderia manter a liderança caso confirmasse a vitória.