Entusiasta da transferência da Fórmula-1 para o Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (24) que há 99% de chance de a corrida sair de São Paulo a partir de 2021. A declaração ocorreu em pronunciamento no Palácio do Planalto, após reunião com o executivo da categoria, Chase Carey. O representante do evento, no entanto, disse que as negociações ainda estão em aberto.
— Nós não perdermos a Fórmula-1, o contrato vence no ano que vem em São Paulo e eles decidiram retornar ao Rio de Janeiro. Praticamente 99% de chance, ou mais, de termos a Fórmula-1 de 2021 no Rio de Janeiro — anunciou o presidente.
O assunto divide Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. O presidente disse que "não há guerra" entre os dois Estados, e sim a garantia de que o evento seguirá no Brasil. Questionado se Doria poderia ficar chateado com a situação, respondeu:
— O que a imprensa diz é que ele será candidato a presidente em 2022, então ele tem que pensar no Brasil, não no seu Estado. Então, com toda a certeza, ele não irá se opor. Agora, se ele for candidato à reeleição (ao governo), pode querer criar algum óbice.
Enquanto Bolsonaro dava a transferência como praticamente certa, o executivo da Fórmula-1 manteve a cautela. Com reuniões ainda marcadas em São Paulo, disse que segue em negociação.
— No momento, nós não temos nada fechado, estamos ainda em negociação e não queremos eliminar qualquer possibilidade. Estamos negociando com Rio de Janeiro e São Paulo — ponderou Carey.
Ao lado de Bolsonaro e do executivo, estavam o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o governador do Rio, Wilson Witzel, que mostrou confiança na possibilidade de a estrutura para a corrida no Rio ser finalizada no ano que vem. O objetivo é ampliar a capacidade de 60 mil espectadores, do autódromo de Interlagos, para 130 mil no novo local, a ser construído em Deodoro, na Zona Norte do Rio.
— Estamos trabalhando na mais perfeita harmonia para que esta construção esteja pronta em 2020, um circuito moderno, que vai trazer novas tecnologias — finalizou.