A temporada 2019 da Indy começa em 10 de março, no circuito de rua de St. Petersburg, mas o gaúcho Matheus Leist já vai acelerar nesta sexta-feira (8), em seu primeiro teste de pré-temporada. A sessão de treinos será especial para a Indy: depois de 15 anos de ausência, a categoria volta a correr em Laguna Seca, na Califórnia.
O circuito de 3,6 mil metros é um dos mais tradicionais autódromos americanos. Novidade para vários pilotos do grid, a pista sediará a etapa final da temporada, em setembro.
— A expectativa é muito boa para esse primeiro teste, porque é uma pista em que nunca pilotei, e ela tem um traçado bastante desafiador. São vários trechos de subidas e descidas, sendo a curva do "saca-rolhas" o trecho mais famoso. Os pilotos costumam elogiar essa pista, então tenho certeza de que servirá como um bom teste para começarmos a evoluir o nosso carro para a temporada — diz Leist, 20 anos, que estreou na Indy em 2018.
Campeão da Fórmula-3 Inglesa em 2016 e vencedor de três provas na Indy Lights em 2017, o piloto nascido em Novo Hamburgo acredita que 2019 será um ano de evolução para a equipe AJ Foyt, principalmente depois de ter feito o campeonato completo com o time em 2018.
— Nosso objetivo é conseguir brigar por bons resultados. Sabemos que não será fácil, mas esse é o segundo ano do projeto que a Foyt traçou comigo e com o Tony (Kanaan), então com certeza estaremos mais fortes do que no ano passado — diz Leist. Em 2018, na sua estreia, ele foi destaque com o terceiro melhor tempo no grid em St. Pete e também como o melhor estreante no grid das 500 Milhas de Indianápolis.
Além da sexta-feira de testes coletivos em Laguna Seca, as equipes da Indy também treinam na próxima semana, nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Circuito das Américas, no Texas.