Sophia Floersch sofreu um grave acidente durante o Grande Prêmio de Macau de Fórmula-3, ocorrido neste domingo (18). A piloto alemã será operada nesta segunda-feira, depois de sofrer uma fratura na coluna vertebral.
Floersch decolou com seu carro da Van Amersfoot Racing e lançou-se sobre o carro de Sho Tsuboi antes de invadir o cercado em que ficam os comissários e fotógrafos. A corrida foi imediatamente interrompida. Assista abaixo ao momento do acidente:
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) emitiu nota revelando que Floersch foi levada ao hospital consciente:
"Um incidente sério ocorreu na 4ª volta da Copa do Mundo de 2018 da FIA em Macau, envolvendo o carro #25 Sophia Floersch (ALE). Após avaliação pela equipe médica, a piloto está consciente e foi levada para o hospital para uma avaliação mais detalhada".
Em uma declaração subsequente, emitida pelos organizadores do Grande Prêmio de Macau, houve a confirmação de que quatro outras pessoas também foram levadas para o hospital após o incidente, todas elas conscientes. Além de Floersch, o piloto Tsuboi foi hospitalizado, assim como dois fotógrafos e um comissário.
A equipe Van Amersfoort Racing afirmou que Floersch apresenta uma fratura espinhal:
Floersch tranquilizou os fãs com mensagem em sua conta do Twitter:
— Só queria que todos soubessem que estou bem, mas vou entrar em cirurgia amanhã pela manhã. Graças a @fia e @hwaag_official @ MercedesAMGF1 que estão cuidando muito de mim. Obrigada a todos pelas mensagens de apoio. Atualização em breve.
O presidente da FIA, Jean Todt, também usou as redes sociais para manifestar apoio aos envolvidos no acidente e dizer que a entidade está mobilizada para apurar o caso:
— Após o grave incidente de hoje em Macau, a FIA está mobilizada para ajudar os envolvidos e analisar o que aconteceu. Vamos monitorar a situação e tirar as conclusões necessárias. Todos os meus pensamentos estão com você Sophia Floersch e os outros feridos. Desejo a todos uma recuperação segura.
Depois de mais de uma hora de paralisação, a prova foi retomada. O inglês Dan Ticktum não teve dificuldade para vencer pelo segundo ano consecutivo, liderando de ponta a ponta.