Daniel Serra e Felipe Fraga mostraram porque estão no topo da tabela da temporada 2018 da Stock Car. Os dois, que disputam o título ponto a ponto, conquistaram as duas primeiras posições para a 11ª e penúltima etapa do ano, neste sábado (3), em Goiânia. Com vantagem para Serra: o atual campeão e líder do campeonato levou o carro 29 da Eurofarma RC à pole position, superando o rival do 88 da Cimed Racing por menos de um décimo, em um treino marcado pela forte chuva que interrompeu parte da sessão.
A pole ajuda Daniel na disputa direta com Fraga. Com 34 pontos de vantagem, ele precisa abrir 60 ao final das duas corridas do domingo (4) para sair com o título já nesta etapa. Mas, mesmo que não consiga a taça antecipada, qualquer resultado que o deixe à frente do rival o deixará em ótimas condições para assegurar a taça em Interlagos, na prova que encerra a temporada.
No Q1, a vantagem foi total do primeiro grupo que foi para a pista. Como contava com os 15 primeiros colocados do campeonato, esta turma dominou completamente a classificação. E, para completar, a chuva que se anunciava desde o início da tarde chegou ao autódromo no meio do treino do segundo grupo. Com isso, apenas Diego Nunes, Nelsinho Piquet, Felipe Lapenna e Rafael Suzuki conseguiram passar à segunda fase da classificação. O gaúcho Cesar Ramos foi o quinto melhor nessa parte inicial e avançou, enquanto Vitor Genz vai largar em 28º neste domingo (4).
O temporal que tomou conta da capital goiana obrigou a organização a interromper o treino. A cortina d’água era tão intensa que dificultou a visualização da pista, o que aumentaria os riscos de acidente. O Q1 ficou parado por cerca de 40 minutos, e o Q2 começou com a pista molhada e uma chuva fina, mas constante. As condições difíceis da pista levaram à disputa pela superpole gente que não costuma frequentar o Q3, uma mostra de talento. Foram os casos de Felipe Lapenna e Nelsinho Piquet – este, pela primeira vez entre os seis mais rápidos. Passaram Felipe Fraga, Daniel Serra, Ricardo Zonta, Lapenna, Diego Nunes e Nelsinho. O gaúcho Cesar Ramos marcou o 15º tempo.
A disputa pela pole foi um duelo direto entre os dois candidatos ao título. Piquet nem foi para a pista, e Lapenna não completou sua volta ao rodar durante o percurso, e partem em sexto e quinto, respectivamente. Ricardo Zonta marcou o terceiro tempo, à frente de Diego Nunes. E, na briga entre Serra e Fraga, melhor para o líder do campeonato: ele superou o rival por apenas 26 milésimos, e os dois vão dividir a primeira fila da prova 1.
As duas corridas do domingo terão transmissão do SporTV 2, com largadas às 13h e 14h10min.
*O repórter viajou a convite da Stock Car