O diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, acredita que Sebastian Vettel está começando a sentir a pressão da luta pelo título da Fórmula-1 em 2018. Newey, que ajudou a projetar os carros que Vettel pilotou em seus quatro campeonatos mundiais, explicou que os pontos fracos do alemão estavam sendo exibidos em sua totalidade, já que seu desafio pelo título começou a se complicar, apesar de possivelmente estar no carro mais rápido do grid.
Newey disse ao jornal alemão Bild am Sonntag que Vettel só pode atuar no seu máximo se tudo estiver em perfeitas condições e que, se seu ritmo for perturbado, pode cometer erros em sua temporada – erros que foram extremamente caros para o piloto da Ferrari.
_ Sebastian trabalha incrivelmente duro e dificilmente alguém é mais autocrítico do que ele. Se ele tem uma fraqueza, é que pode cometer erros estúpidos no calor do momento. Se ele lidera, é quase imbatível. Mas as pessoas lidam com a pressão de maneiras diferentes. No carro, ele é responsável não só por si mesmo, mas por toda a equipe – explicou Newey.
O inglês detacou a diferença de temperamento entre Vettel e outros nomes do campeonato.
– Alguns pilotos não se incomodam, como os finlandeses. Mas há outros que realmente sentem a pressão pesar sobre eles no final de um campeonato mundial. Quanto mais um piloto trabalha, mais ele sente a pressão. Isso é particularmente verdadeiro para Seb.
O diretor da Red Bull acrescentou que, se Vettel quiser tirar de Lewis Hamilton a diferença de 40 pontos que o líder do campeonato desfruta atualmente, ele precisaria de um pouco de ajuda da Mercedes para ter uma chance.
– Para ele conseguir, precisa de pelo menos um abandono de Lewis. Caso contrário, será muito difícil – concluiu Newey.