Depois de uma Corrida do Milhão empolgante, decidida apenas nas últimas voltas, a Stock Car começa neste final de semana a segunda metade da temporada 2018. A sétima etapa do ano marca o retorno de uma praça que caiu nas graças do grid da categoria: depois de três anos, Campo Grande volta a sediar uma prova dos carros mais rápidos do Brasil.
O circuito, que recebeu a Stock pela primeira vez em 2002, conta com um desenho elogiado por todos os pilotos. Mas será preciso superar os problemas apresentados pelo asfalto.
Na sexta-feira que abriu os trabalhos com duas sessões de treinos livres, Marcos Gomes ficou na frente. Vice-líder do campeonato, o piloto do carro 80 da Cimed Racing superou Átila Abreu com boa vantagem de 0s050 em relação ao representante da Shell Racing.
— Estou muito confiante para conseguir um bom resultado aqui em Campo Grande. É claro que ainda foi apenas o primeiro dia, mas o fato de estarmos bem nos dois treinos mostra que vamos brigar pela vitória no domingo. Nós estamos descontando pontos do líder há três etapas e o objetivo é sair daqui ainda mais perto da ponta da tabela — comemorou Gomes, campeão em 2015 e um dos vencedores da última prova na capital do Mato Grosso do Sul.
Átila Abreu gostou do desempenho do seu carro, mas foi um entre tantos nomes a reclamar da condição do asfalto nos 3.513 metros de extensão do circuito.
— O carro se comportou bem, mas ainda não estou confortável com o acerto, embora tenha virado rápido. É um sinal positivo. A pista veio melhorando durante o dia, mas está difícil de guiar por causa do asfalto. Mas, se tiver de ser desconfortável para ser rápido, vai ser desconfortável. É questão de se adaptar, a pista é a segunda mais lenta do ano, e pequenas coisas fazem a diferença.
Atual campeão e primeiro colocado na tabela de classificação, com 165 pontos — 30 a mais do que Gomes —, Daniel Serra viveu um atípico dia discreto neste ano. Assim como a sua equipe, a Eurofarma RC: os carros amarelos de Serra (29) e Max Wilson (65) ficaram apenas em 12º e 19º, respectivamente. O asfalto, mais uma vez, foi alvo de críticas.
— Esse é um autódromo bacana, com um circuito muito bom, mas a pista precisa de reformas — afirmou Serra. Wilson foi pela mesma linha: — A pista está muito suja, e isso atrapalha o desempenho do carro. Vamos torcer para que melhore para amanhã.
Com o calor e a previsão de altas temperaturas e sol tanto na classificação, neste sábado, às 13h, quanto no domingo, nas duas baterias, às 13h e 14h05min, as condições da pista devem ser um fator preponderante na briga pela vitória. E, quem sabe, pela ponta da tabela do campeonato.
*O repórter viajou a convite da Stock Car