Destaque no treino classificatório das 500 Milhas de Indianápolis com a melhor posição do grid entre os estreantes, o jovem Matheus Leist, de apenas 19 anos, igualou o feito de dois pilotos com muita história na Fórmula-Indy e com os quais trabalha hoje em sua equipe: AJ Foyt, dono do time (que deteve este recorde em 1958) e Tony Kanaan, seu companheiro de equipe (o novato mais veloz em 2002).
— Estou muito feliz pelo final de semana que tivemos de treinos aqui em Indianápolis. O carro se comportou muito bem no sábado e foi ainda melhor no domingo. Fico honrado de repetir essa marca de dois grandes nomes da Indy e tenho aprendido muito trabalhando ao lado deles — disse Leist, que vai largar na quarta fila ao lado de Kanaan, no 11º lugar.
Campeão da F-3 Inglesa em 2016 e vencedor da preliminar da Indy-500 em 2017 logo em sua estreia em ovais (a Freedom 100, válida pelo campeonato da Indy Lights), Leist assinou contrato para disputar neste ano a temporada completa da Indy, sendo o mais jovem piloto do grid, com 19 anos. Em sua estreia, marcou o terceiro melhor tempo do grid da corrida de St. Pete. Em 2018, o gaúcho também passou a integrar o time Cimed Racing, a maior plataforma de apoio ao automobilismo brasileiro.
Tony Kanaan falou sobre o bom início de trajetória de Leist na Indy.
— Matheus foi o jovem mais rápido. Seu sucesso é obviamente muito gratificante para mim, estou trabalhando muito perto dele. Como eu disse antes, é melhor eu intensificar meu ritmo, porque ele está vindo rápido. Quanto mais ele aprende, mais ele vai tentar me superar, então eu tenho que ficar de olho nele — disse Tony em entrevista para o site da equipe AJ Foyt.
Nesta segunda-feira, já com as posições de grid definidas, Leist participou de mais uma sessão de treinos livres. A próxima atividade de pista para os pilotos da Indy 500 será apenas na sexta-feira, com o tradicional Carb Day, em que as equipes realizam os ajustes finais para a prova. A largada será no domingo às 13h (horário de Brasília).