Acidentes, disputas pela liderança, safety-cars, ultrapassagens e grandes vitórias. A sétima etapa da temporada 2017 da Stock Car, que marcou a estreia do Autódromo Velo Città na categoria, teve de tudo para quem gosta de corridas. E as vitórias de Felipe Fraga e Átila Abreu agitaram o campeonato, que segue com a liderança de Daniel Serra – mas com Thiago Camilo e os dois vencedores de ontem na cola na tabela de classificação.
A corrida 1 foi, de longe, a mais movimentada do ano da Stock. E viu interrompida uma curiosa série que vinha se mantendo até agora na temporada: foi a primeira vez em que um pole não ficou com a vitória. Átila (51 – Shell Racing), que largou na frente, sofreu um toque de Felipe Fraga logo na primeira curva. A pequena batida quebrou uma parte da carenagem do para-lamas do sorocabano, e na volta seguinte o seu pneu traseiro esquerdo estourou. O piloto acabou escapando da pista e teve a prova totalmente prejudicada.
Leia mais:
Felipe Fraga vence corrida 1 no Velo Città e entra na briga pelo título
Átila Abreu fatura segunda prova no Velo Città e esquenta campeonato
Do rali à F-1, as razões do sucesso da Finlândia no automobilismo
Quem levou a melhor foi justamente Fraga. Dono do carro 40 da Cimed Racing, o atual campeão assumiu a liderança e se manteve na ponta em uma corrida acidentada, que contou com quatro entradas do safety-car. O jovem tocantinense teve sorte, entrou nos boxes na hora certa e se manteve à distância dos tumultos. Seu companheiro de equipe Cacá Bueno fez o mesmo, assim como o gaúcho Vitor Genz: partindo da 21ª posição, o piloto do carro 46 da Eisenbahn Racing ganhou posições na pista e nos boxes e completou a prova em um ótimo terceiro lugar, seu segundo pódio no ano – em Cascavel, ele se tornou o primeiro gaúcho a vencer na categoria.
– Estou muito feliz e gostaria de agradecer minha família e todos da Cimed Racing. A equipe vem com tudo para lutar pelo título em mais uma temporada – disse Fraga após a vitória, lembrando dos dois títulos seguidos da sua equipe.
– A gente está batalhando bastante para uma boa posição de largada, mas temos um bom ritmo de corrida. Estávamos no lugar certo – comemorou Vitor após o pódio.
Se teve problemas na corrida 1, a prova 2 fez justiça ao desempenho de Átila Abreu. O piloto da Shell conseguiu terminar a bateria inicial em 10º, o que valeu a pole também na segunda corrida – um curioso caso de piloto que largou na frente em ambas as provas de uma mesma etapa. E, desta vez, não teve para ninguém: escoltado por Daniel Serra, que andou tranquilo em segundo, o piloto do carro 51 venceu praticamente de ponta a ponta. Gabriel Casagrande (83 – Vogel Motorsport), em ótima forma, venceu uma bela disputa com Thiago Camilo (21 – Ipiranga Racing) e finalizou em terceiro.
– Tinha tudo para ser uma tragédia depois da primeira corrida, mas nem o melhor roteirista podia prever esse roteiro para o final de semana. Fico muito feliz por todo o trabalho que fizemos aqui – celebrou Átila.
Quem também teve motivos para comemorar foi Cesar Ramos. Um dos envolvidos nos diversos incidentes da primeira corrida, o gaúcho do carro 30 da Blau Motorsport teve grande performance e chegou em sétimo na prova 2. Vitor também mostrou consistência e completou o ótimo final de semana em nono. Já Marcio Campos, que largou em 12º na primeira corrida, sofreu com problemas nas duas baterias e não completou as provas.
A briga pelo campeonato esquentou de vez. Desta vez, Serra viu sua vantagem para Camilo diminuir para 17 pontos – são 209 pontos a 192. Átila subiu para terceiro, com Felipe em quarto e Max Wilson – que sofreu um acidente após ser tocado por Marcos Gomes na primeira corrida e não disputou nenhuma das provas – em quinto.
A Stock Car agora terá uma pausa de mais de um mês. A oitava etapa será disputada no dia 10 de setembro, em Londrina.
CORRIDA 1
1º) Felipe Fraga
2º) Cacá Bueno
3º) Vitor Genz
4º) Thiago Camilo
5º) Antonio Pizzonia
CORRIDA 2
1º) Átila Abreu
2º) Daniel Serra
3º) Gabriel Casagrande
4º) Thiago Camilo
5º) Júlio Campos
CAMPEONATO
1º) Daniel Serra 209 pontos
2º) Thiago Camilo 192
3º) Átila Abreu 167
4º) Felipe Fraga 153
5º) Max Wilson 147
*ZHESPORTES