Depois dos domínios de Ricardo Maurício e Daniel Serra nos primeiros treinos livres, a expectativa era de que um dos dois conquistasse a pole-position para a etapa de Curvelo da Stock Car. Mas quem levou a melhor foi Felipe Fraga. O atual campeão mostrou sua força e, com o carro 40 da Cimed Racing, superou os dois pilotos da Eurofarma RC.
A primeira parte do treino, o Q1, foi marcado pela tensão nos minutos finais. Diego Nunes (70 – Hero) bateu no muro a menos de três minutos do fim do segundo grupo e provocou uma bandeira vermelha que interrompeu a sessão. Os pilotos que ainda não tinham conseguido um lugar no Q2 tiveram apenas uma chance para avançar – e Rubens Barrichello (111 – Full Time) e Marcos Gomes (80 – Cimed Racing), entre outros favoritos, não conseguiram passar.
Leia mais:
Haas confirma dupla de pilotos para temporada 2018
Pista com pouca aderência desafia pilotos da Stock Car em Curvelo
O Q2 e o Q3 foram mais tranquilos, sem saídas de pista ou paralisações. Mas com surpresas. Max Wilson (65 – RCM) e Átila Abreu (51 – Shell Racing), terceiro e quarto colocados no campeonato, não conseguiram avançar para a disputa da pole-position. Quem também ficou pelo caminho foi Cacá Bueno (0 – Cimed Racing), assim como Vitor Genz (46 – Eisenbahn Racing), 14º, melhor gaúcho na classificação.
A superpole teve a curiosidade de contar com seis pilotos de cinco equipes diferentes – apenas a Eurofarma RC contava com seus dois representantes na disputa – e foi dominada por quem se saiu melhor no Q2. Penúltimo piloto a ir para a pista, Serra parecia prestes a acumular mais uma pole, mas Fraga, último a ter sua chance, voou e, com 1min22s244, abriu 0s071 para o adversário.
Depois de Fraga e Serra na primeira fila, a segunda fila terá Ricardo Maurício e Ricardo Zonta (10 – Shell Racing), e a terceira fila conta com Thiago Camilo (21 – Ipiranga Racing) e Julio Campos (4 – Prati-Donaduzzi).
Além de Genz, os outros gaúchos ficaram no meio do pelotão. Cesar Ramos (30 – Blau Motorsport) será o 17º no grid, enquanto seu companheiro de equipe Marcio Campos (31) larga em 23º.
A corrida 1 da sexta etapa da Stock Car, neste domingo (23), começa às 13h, e a prova 2 tem largada às 14h10min. Ambas terão transmissão do SporTV 2.