Nada de Mercedes, nada de Ferrari. Quem tem toda a pinta de dar as cartas em Baku é a Red Bull. A escuderia austríaca dominou o primeiro dia de treinos livres para o GP do Azerbaijão, na sexta-feira (23), e entra de vez na briga para buscar a primeira vitória da temporada neste domingo (25). Max Verstappen foi o mais rápido das duas sessões iniciais e deixou Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, líder e vice-líder do campeonato, para trás.
Foi a primeira vez em 2017 que a Red Bull mostrou força. Depois de somar pódios seguidos nos últimos três GPs, com Daniel Ricciardo – terceiro mais rápido na capital azeri –, a equipe bebidas energéticas espera dar o próximo passo ao longo do final de semana. Mais jovem vencedor da história da Fórmula-1, Verstappen quer buscar sua segunda vitória na categoria.
Leia mais:
Matheus Leist conquista segunda pole consecutiva na Indy Lights
Fernando Alonso espera por muitas mudanças no mercado de pilotos
Apesar de batida no final, Verstappen lidera novamente nas ruas de Baku
– Foi muito positivo. Foi a melhor sexta-feira da temporada, o carro está muito bom. Me dá muita confiança – explicou o holandês de 19 anos. Mas nem tudo foi positivo no treino: no final da segunda sessão, Max sofreu um acidente que provocou uma bandeira vermelha e encerrou os trabalhos do dia. – Foi muito estranho, para ser sincero. Travei tudo para fazer a curva, mas tentei ser conservador e sair dali da forma mais segura. Mas de repente eu perdi a traseira e escorreguei com as quatro rodas até a barreira.
O líder do Mundial de Pilotos, por sua vez, foi discreto. Sebastian Vettel ficou apenas com o quinto tempo da sexta-feira, atrás de Valtteri Bottas (segundo) e Kimi Raikkonen (quarto), mas bem à frente de Lewis Hamilton, seu rival pelo título. Resultado que deixou o alemão satisfeito, mesmo que reconheça que a Ferrari está atrás da Red Bull em rendimento na pista de rua de Baku.
– A Red Bull foi rápida, e não por apenas uma volta. Mas estou feliz com o que fizemos. A reta é muito longa, então você precisa ser rápido o bastante. A pista, muito escorregadia, realmente não ajuda a ter uma boa sequência, mas acho que é assim com todo mundo. Dificilmente os pilotos acertaram uma supervolta – explicou o tetracampeão.
O treino de classificação para o GP do Azerbaijão será neste sábado, às 10h, com transmissão do SporTV 2. A corrida, no domingo, também às 10h, tem transmissão da RBS TV.