O piloto da Fórmula-1 da Mercedes, Lewis Hamilton, completou seu domínio no segundo treino livre para o Grande Prêmio da Espanha, liderando novamente seu companheiro de equipe Valtteri Bottas na segunda sessão. Hamilton, que liderou a primeira sessão por apenas 0,029 segundo em relação a Bottas, foi quase um décimo mais rápido que o finlandês desta vez, terminando o dia com a melhor volta de 1:20.802s.
A Ferrari, principal rival da Mercedes, esteve novamente atrás, embora mais perto do que estava na sessão da manhã, com Kimi Raikkonen ficando três décimos atrás do ritmo de Hamilton. Houve uma grande diferença de desempenho para Mercedes no início, com Bottas precisando de apenas uma volta rápida para assumir o primeiro lugar com o tempo de 1:23.062s.
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Hamilton ficou atrás da Ferrari depois de uma derrapada na chicane durante sua primeira volta cronometrada e depois melhorou, mais ainda terminou o stint meio segundo atrás. A Ferrari foi a primeira equipe a usar os pneus macios, faltando uma hora para o fim do treino. E liderou momentaneamente. Entretanto, os pilotos da Mercedes voltaram rapidamente ao topo, com Hamilton colocando 0.090s de vantagem para Bottas.
Nenhum dos quatro principais conseguiu avanços em seus tempo, com Raikkonen terminando 0.310s atrás e Vettel 0.418 segundos. O programa de stints longos de Raikkonen foi interrompido rapidamente quando ele foi chamado para os boxes com suspeita de problemas no motor, depois de ser instruído a não usar todo o acelerador.
Enquanto ele não encontrou nenhum problema de motor, Raikkonen acabou saindo da pista na Curva 5 quando tentava ultrapassagem sobre Sergio Perez da Force India.
Como a Ferrari, a Red Bull também fez avanços no TL2 para o GP da Espanha. O vencedor do GP no ano passado, Max Verstappen, esteve novamente a frente de seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo em um décimo, terminando a 0,636s do ritmo do líder Hamilton.
O maior incidente da tarde de Verstappen foi uma derrapada e um "passeio" através da brita na Curva 9, com a equipe atribuindo o erro a uma rajada de vento. As Renault ficaram atrás das Red Bulls, com Nico Hulkenberg em sétimo e Jolyon Palmer em oitavo.
Felipe Massa foi o nono para a Williams, enquanto Carlos Sainz Jr. completou o top 10, tendo causado uma breve bandeira vermelha na hora em que seu Toro Rosso derramou detritos depois de atravessar a brita na Curva 9.
A McLaren seguiu sua batalha para terminar um Grande Prêmio. Alonso, que perdeu o primeiro treino livre devido a problemas no motor Honda, só entrou na pista depois de meia hora esperando a troca de seu motor. Depois de completar 21 voltas, Alonso falou no rádio:
– O motor parece bem, mas muito mais lento do que antes.