Lewis Hamilton (Mercedes) largará da pole position no GP do Brasil de Fórmula-1, neste domingo, após superar no treino classificatório o companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg. Esta foi a 60ª pole da carreira de Hamilton, que tentará em Interlagos diminuir a vantagem de 19 pontos de Rosberg no Mundial de Pilotos, a duas corridas para o fim da temporada.
Pela 12ª vez na temporada, os dois pilotos da Mercedes largarão na primeira linha, desta vez à frente da Ferrari do finlandês Kimi Raikkonen e da Red Bull do holandês Max Verstappen. Com tempo de 1min10s738, Hamilton dominou Rosberg com exatamente um décimo de vantagem. Os pilotos da Mercedes foram os únicos capazes de completar uma volta abaixo da marca de um minuto e 11 segundos.
Leia mais:
Quem será o campeão? ZH traça raio X de Rosberg e Hamilton, que disputam o título da Fórmula-1
Perto da aposentadoria na F-1, Massa afirma: "Ninguém mais quer ver só uma equipe na frente"
Na dura queda de braço entre os dois companheiros rivais, que brigam ponto a ponto pelo título mundial, Hamilton mantém a vantagem de poles sobre Rosberg, 11 a 8. O inglês tentará sua primeira vitória em São Paulo na carreira. Se Rosberg vencer a prova, confirma o título em Interlagos.
O quinto melhor tempo do treino classificatório ficou com o tetracampeão do mundo alemão Sebastian Vettel (Ferrari), deixando o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, em sexto.
Apesar da torcida caseira, os brasileiros seguem não contando com bons carros e não foram bem. Felipe Massa, da Williams, não conseguiu chegar ao Q3, anotando apenas o 12º melhor tempo do treino (1min12s521), enquanto Felipe Nasr, da Sauber, largará em último.
*AFP