A temporada especial de Nico Rosberg pode ser premiada com a sua glória máxima já neste domingo. O alemão da Mercedes tem, no GP do México, a partir das 17h, a primeira chance de faturar o inédito Mundial de Pilotos. Para isso, precisará mostrar a mesma consistência que tem exibido ao longo do ano, aliado a uma grande dose de sorte: o título só virá se Rosberg vencer a corrida e Lewis Hamilton não marcar pontos.
O melhor de tudo, para Nico, é que ele não precisa de pressa para ficar com a taça. Com 26 pontos de vantagem – são 331 pontos, contra 305 de Hamilton – a três provas do final do Mundial, o alemão tem apenas de marcar o inglês de perto. Se conquistar dois segundos lugares e um terceiro, Rosberg marcará seu nome como o segundo filho de um campeão a repetir os passos do pai – seu pai, Keke Rosberg, levou o título em 1982 –, feito até hoje conquistado unicamente pelo inglês Damon Hill, filho do bicampeão Graham Hill.
Leia mais:
Sem futuro definido, Felipe Nasr é especulado na Force India
Após F-1, Felipe Massa participará de prova nos EUA em janeiro
E o México acaba tendo um papel especial no momento vivido por Rosberg. Foi no Autódromo Hermanos Rodríguez que, no ano passado, o piloto da Mercedes iniciou uma série de sete vitórias consecutivas, somando três triunfos no final de 2015 a quatro primeiros lugares seguidos no início desta temporada. Um ano depois da vitória que valeu pouco no retorno do México como palco de GPs – Hamilton havia confirmado o bicampeonato uma semana antes, em Austin –, Rosberg vive o melhor momento da carreira, conquistando com justiça a chance de ser campeão já de forma antecipada.
– Posso focar apenas nas coisas que estão sob meu controle. O certo é pensar apenas nas coisas que você pode influenciar. Vou abordar essa corrida como qualquer outra – garantiu o alemão na quinta-feira, na coletiva oficial da FIA. Mas, depois, admitiu: – É um sonho de criança, mas é aí que termina para mim. Essa semana é de GP do México.
GP do México – Autódromo Hermanos Rodríguez
Domingo
Corrida (71 voltas): 17h (SporTV)
*ZHESPORTES