A Mercedes deu as cartas no treino classificatório para o GP do Canadá, neste sábado, com Lewis Hamilton garantindo a pole position para a prova deste domingo, a partir das 15h (de Brasília). O alemão Nico Rosberg, que não conseguiu bater de frente com seu rival inglês, ficou com o segundo tempo. Abrindo a segunda fila, na terceira colocação, aparece a Ferrari de Sebastian Vettel, que dividirá a linha com Daniel Riccardo, da Red Bull.
Vencedor do GP da Espanha deste ano, o jovem Max Verstappen larga na quinta posição, com Kimi Raikkonen (Ferrari) ao seu lado. A quarta fila ficou com a Williams, com Valtteri Bottas em sétimo e Felipe Massa largando na oitava colocação. Nico Hulkenberg, de Force India, e Fernando Alonso, da McLaren, fecham os 10 primeiros.
A segunda parte do treino começou com piloto acertando o muro dos campeões – famoso muro da entrada da reta principal marcado por acidentes de grandes pilotos. Dessa vez foi Carlos Sainz, da Toro Rosso, que acertou a parede, provocando bandeira vermelha e a interrupção do treino, que foi iniciado após a remoção do carro e das peças. Na liderança, domínio da Mercedes com Hamilton e Rosberg, e Riccardo na sequência. Os eliminados foram: Sergio Perez, Jenson Button, Daniil Kvyat, Esteban Gutierrez, Romain Grosjean e Sainz, que ficou no muro.
Já o Q1 foi dominado pelas equipes que mais se destacaram nos treinos livres, com Rosberg na frente, Vettel em segundo e Riccardo fazendo o terceiro tempo. Hamilton foi o quarto, e Bottas pintou com a primeira Williams em quinto. Lá atrás, nenhuma surpresa com as eliminações dos carros da Renault, Manor e Sauber. Do último ao 17º, ficou assim: Kevin Magnussen, Rio Haryanto, Felipe Nasr, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein e Jolyon Palmer.
Confira a classificação para o GP do Canadá:
*LANCEPRESS