O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, cravou a pole-position do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2016 de Fórmula 1, seguido pela dupla da Mercedes, o alemão Nico Rosberg e o inglês Lewis Hamilton. Ricciardo, que progrediu para o Q3 com pneus supermacios, cravou um incrível 1:13.622 nos pneus ultramacios para superar Rosberg e Hamilton. Esta marca a primeira pole-position da Red Bull desde o GP do Brasil de 2013, ano em que a equipe foi campeã com Vettel.
Hamilton sofreu com mais problemas técnicos, no entanto, ao parar na saída do pit-lane no início do Q3, restringindo-o a somente uma tentativa no final da sessão. O alemão da Ferrari, Sebastian Vettel, que chegou a liderar o treino no início, ficou com a quarta posição depois de sua velocidade desaparecer, o que o fez surgir cheio de raiva no rádio com a equipe.
Leia mais:
Ricciardo não garante permanência na Red Bull para 2017
Vicente Majó da Maia: duas obras do acaso
Max Verstappen triunfa no GP da Espanha em sua estreia na Red Bull
Nico Hulkenberg, da Force India, ficou entre as Ferrari, porém Kimi Raikkonen, que cravou o sexto tempo, perderá cinco posições como resultado de uma punição por trocar a caixa de câmbio. Carlos Sainz Jr. e Daniil Kvyat conseguiram a sétima e nona posições para a Toro Rosso, separados por meio segundo, com a outra Force India de Sergio Perez ficando entre eles.
Fernando Alonso conseguiu chegar ao Q3 pela segunda vez consecutiva, terminando como o mais lento da fase, mais de 1.5 segundos trás do tempo de Ricciardo. O sofrimento da Williams em Monte Carlo continuou por outra temporada, mas Valtteri Bottas e Felipe Massa pelo menos progrediram do Q1 para ficar em 11º e 14º, respectivamente.
Esteban Gutierrez superou seu companheiro de Haas, Romain Grosjean, pela primeira vez em 12º, com a segunda McLaren de Jenson Button terminando em 13º. Grosjean terminou em 15º, com Kevin Magnussen, da Renault, sendo o último piloto a alcançar o Q2, sendo que ainda pode sofrer uma punição por ter saído dos boxes com luz vermelha.
O difícil fim de semana de Jolyon Palmer continuou ao ser eliminado no Q1 pela quinta vez em seis etapas, ficando à frente somente da dupla a Manor, Rio Haryanto e Pascal Wehrlein. Verstappen foi eliminado no Q1 ao acertar o lado interno do muro na chicane da Piscina, voando sobre as zebras e acertando a proteção externa, causando grande dano. Felipe Nasr nem ao menos conseguiu cravar uma volta depois do seu motor explodir logo após sair dos boxes pela primeira vez.
Confira o resultado do treino classificatório:
* Kimi Raikkonen será punido com a perda de cinco posições por trocar a caixa de câmbio
*LANCEPRESS