A principal categoria de automobilismo do Brasil volta a acelerar neste domingo. A temporada 2016 da Stock Car começa em Curitiba, a partir das 12h30min, com a primeira das 12 etapas de um campeonato que começa em meio a denúncias contra comissários, polêmicas com a CBA e com a despedida do autódromo paranaense, que receberá sua última prova da série antes de ser vendido a um grupo de investidores.
Em meio aos dois dias de treinos livres em Curitiba, o clima no paddock da Stock Car foi quente. Tudo por conta da reportagem da Folha de S.Paulo da última segunda-feira, que revelou o teor de conversas por WhatsApp de dois comissários da CBA a respeito do piloto Cacá Bueno, vice-campeão na temporada passada.
Leia mais:
Vitor Genz fala sobre preparação para temporada da Stock Car
Raikkonen crava tempo mais rápido, e Massa surpreende no penúltimo dia de testes em Barcelona
CBA cria Comissão de Inquérito para avaliar denúncias contra comissários
Nas conversas, os comissários falaram em arranjar "alguma coisa" para punir Bueno após uma série de críticas feitas pelo pentacampeão quando da sua vitória na etapa de Ribeirão Preto, em 2015. O piloto da Red Bull reclamou do erro na bandeirada e chamou a CBA de "bando de imbecis" - o que provocou sua suspensão por uma prova. Marcos Gomes ficou com o título da temporada.
A denúncia da reportagem caiu como uma bomba na confederação, que prontamente afastou os dois comissários dos seus cargos, e provocou reações dos pilotos do grid. Além disso, a entidade que comanda o automobilismo brasileiro também tem de lidar com o fim do autódromo de Curitiba, um dos três no Brasil homologados pela FIA para provas internacionais - junto com Interlagos e Goiânia. O circuito, localizado na cidade de São José dos Pinhais, foi vendido a um grupo de investimento, que transformará o espaço em empreendimentos imobiliários.
A primeira corrida será a etapa de duplas, com 65 minutos de duração, e contará com três pilotos gaúchos na pista. Vitor Genz (Eisenbahn) é o único confirmado para toda a temporada, e terá como parceiro na prova David Muffato, campeão da categoria em 2003. Cesar Ramos, que disputou o campeonato em 2015, será companheiro de Thiago Marques na equipe RZ, enquanto Márcio Campos disputa a prova com Gabriel Casagrande pela C2.
*ZHESPORTES