Elementos não faltaram para tornar a conquista da primeira vitória de Nelsinho Piquet na Fórmula-E em algo histórico. Na mesma pista em seu pai, há 35 anos, vencia sua primeira corrida na Fórmula-1, em Long Beach (EUA), o filho também gravou seu nome. Praticamente de ponta a ponta, o brasileiro fez uma prova extremamente limpa, garantindo o triunfo neste sábado.
Largando na terceira posição, Nelsinho precisava escalar o pelotão para tomar a liderança. Mas isso não demorou muito. Na segunda curva, ele deixou Daniel Abt e Sebastian Buemi para trás com uma ultrapassagem extremamente arrojada. Daí em diante, ele não deixou mais a ponta.
Jean-Eric Vergne (FRA) e Lucas di Grassi (BRA) completaram o pódio, enquanto Bruno Senna ainda chegou na quinta colocação (BRA). Festa completa para o Brasil, que ainda teve uma surpresa a mais. Correndo com um capacete com o mesmo desenho usado por seu pai em sua primeira vitória, Nelsinho se emocionou no pódio em Long Beach.
- É inexplicável a sensação de vencer com o capacete do meu pai. Trago um pedaço dele comigo. Sempre consigo ir além em momentos especiais como este. Há 35 anos ele venceu aqui e fico muito feliz em novamente escrever o nome Piquet nas ruas de Long Beach. Foi por isso que fiz questão de levar o capacete para o pódio - disse Piquet.
Com o resultado nos Estados Unidos, Lucas di Grassi retomou a ponta do campeonato, com 75 pontos, mas viu Nelsinho encostar ainda mais na briga, apenas um ponto atrás. O terceiro é o francês Nicolas Prost, com 69. Bruno Senna ocupa a décima colocação, com 28 pontos.
A próxima prova da Fórmula-E, a categoria de carros elétricos da FIA, será no dia 9 de maio, em Mônaco. O circuito de rua utilizado no principado, porém, será ligeiramente diferente do habitual da Fórmula-1.