O GP Aurélio Batista Félix, disputado neste domingo em Cascavel, deu equilíbrio ainda maior ao Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Sexta das dez etapas da temporada, a corrida fez com que a diferença entre os seis primeiros colocados na tabela de classificação caísse para apenas seis pontos, consequência direta da vitória de Felipe Giaffone combinada aos abandonos dos pilotos que ocupavam as três primeiras posições na pontuação.
Giaffone, na etapa cascavelense, chegou à 17ª vitória na categoria. Ele deu à MAN sua primeira pole-position e liderou a corrida praticamente de ponta a ponta - só não esteve em primeiro na sétima volta, quando foi superado pelo paranaense Leandro Totti, líder da temporada e seu companheiro de equipe na RM Competições/MAN Latin America, que abandonou a prova com problemas mecânicos em seu caminhão poucos instantes depois da ultrapassagem.
Outras duas equipes tiveram seus pilotos no pódio. Pela ABF Santos Desenvolvimento, o brasiliense Geraldo Piquet e o paranaense Wellington Cirino foram segundo e terceiro colocados, respectivamente. Pela Scuderia Iveco, Beto Monteiro e Valmir "Hisgué" Benavides cruzaram a linha de chegada em quarto e quinto. Piquet e Totti passam a empatar em 77 pontos na liderança do campeonato, que terá ainda quatro corridas.
A disputa pela liderança da competição finalizou o GP Aurélio Batista Félix com três empates. Além da igualdade entre Piquet e Totti na liderança, há essa ocorrência na terceira posição, com Cirino e Monteiro acumulando 75 pontos, cada, e na quinta posição, com Paulo Salustiano e Régis Boessio, que abandonaram, mantendo seus 71 pontos. O máximo possível a um piloto em uma etapa são 32 pontos - ainda há 128 em jogo até o fim do campeonato.
Cada uma das seis etapas já disputadas teve um vencedor distinto. Os vitoriosos são Cirino, em Viamão (RS); Salustiano, em Londrina (PR); Boessio, em Caruaru (PE); Piquet, em Goiânia (GO); Monteiro, em São Paulo (SP); e Giaffone, em Cascavel (PR). Com a vitória neste domingo, a MAN tornou-se a sétima marca de caminhão a vencer na Fórmula Truck, relação que já inclui Scania, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Iveco.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no dia 8 de setembro, será disputada no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina. A corrida vai valer como quarta e última prova do Sul-Americano.