Se fora das pistas a IndyCar vê o Brasil como um dos seus principais mercados - é a única corrida realizada fora da América do Norte -, dentro dela a realidade é diferente. A quarta edição da prova paulistana, que ocorrerá no domingo, contará com o menor número de pilotos brasileiro desde que foi criada, em 2010.
Naquela temporada, sete pilotos representaram o Brasil no Anhembi: Vitor Meira, Raphael Matos, Helio Castroneves, Tony Kanaan, Bia Figueiredo, Mario Romancini e Mario Moraes. Gradativamente, porém, o número diminuiu. Um ano depois, cinco brasileiros correram. Em 2012, quatro.
Para esta edição, somente três "sobreviventes" do país correrão em São Paulo. Helio Castroneves - líder do campeonato -, Tony Kanaan e Bia Figueiredo terão a missão de tentar trazer a primeira vitória para o Brasil no local. Eles participaram de todas as corridas disputadas no circuito de rua do Anhembi.
Bia, porém, é a única que não tem a certeza de que correrá todas as etapas do atual campeonato. Ao menos até as 500 Milhas de Indianápolis, em 26 de maio, ela tem assento garantido na equipe Dale Coyne.
Até hoje, a prova paulistana teve apenas um vencedor. Will Power, da Austrália, faturou as três edições. O melhor resultado brasileiro ocorreu em 2010. Vitor Meira, que deixou a IndyCar após a temporada 2011, ficou em terceiro lugar na estreia da categoria americana em São Paulo.
A queda no número de pilotos brasileiros ocorre em um momento favorável ao país. Cogita-se a realização de uma segunda corrida no Brasil. Porto Alegre, onde seria montado um circuito de rua, é candidata.