Ryan Hunter-Reay é o novo campeão da IndyCar. O americano se aproveitou de uma falha de Will Power, que rodou sozinho e bateu, ficou na quarta colocação das 500 Milhas de Fontana (EUA) e faturou o seu primeiro título da categoria. Hunter-Reay evitou, pela terceira vez seguida, que o rival australiano desencantasse e faturasse a sua primeira taça na IndyCar.
Hunter-Reay, da equipe Andretti, começou a prova com uma desvantagem de 17 pontos em relação a Will Power. O título do americano era ainda mais improvável caso considerada a posição de cada um no grid de largada. Enquanto Hunter-Reay fez um treino ruim e conquistou apenas a 22ª posição, o piloto da Penske saiu do 13º lugar.
Mas a preocupação de Hunter-Reay com Power terminou cedo, logo na 54ª volta. Ambos brigavam por posição no pelotão intermediário, Power sendo perseguido pelo americano. No entanto, Will Power escorregou e rodou sozinho, encontrando o muro e escancarando as portas do campeonato para Hunter-Reay.
A partir de então, Hunter-Reay passou a fazer uma corrida extremamente tática, de forma a atingir a sexta posição que lhe renderia o título do campeonato.
Gradativamente, o americano foi subindo e alcançando o posicionamento desejado, o que fez com que a Penske fosse para o desespero em busca do título da IndyCar.
Will Power estava na 25ª colocação após a batida, o que lhe renderia 10 pontos e o levaria a 463 na classificação. Contudo, a 24ª posição, então ocupada por E.J. Viso, que abandonou seis voltas depois, daria 12 pontos e levaria o australiano a 465 na tabela. O time comandando por Roger Penske então trabalhou no carro batido de Power, a fim de colocá-lo na pista para rodar as sete voltas necessárias para conquistar mais dois preciosos pontos na classificação.
A estratégia funcionou e colocou ainda mais pressão em Ryan Hunter-Reay, que então necessitava da quinta colocação para erguer o troféu de campeão da temporada 2012. Posição que só seria alcançada nas últimas 30 voltas pelo americano, para desespero de Will Power, que acompanhava a corrida do pitlane.
Hunter-Reay terminou na quarta colocação, beneficiado por diversas bandeiras amarelas no fim da prova, e terminou o campeonato com 469 pontos - quatro a mais do que Power, que somou 465. O australiano amarga o terceiro ano consecutivo em que chega na última prova da temporada com chances de conquistar o título, mas acaba frustrado pelo rival.