Helio Castroneves, da Penske, terá no próximo domingo a primeira das três batalhas finais pelo título inédito de campeão da IndyCar, no circuito misto de Sonoma, às 17h30 (de Brasília). O piloto brasileiro ocupa a terceira colocação na tabela, a 26 pontos do líder Will Power, seu companheiro na equipe Penske, e 21 do vice-líder Ryan Hunter-Reay, da Andretti.
Além dos três, outros 12 pilotos ainda têm chances de chegar ao título da temporada. Mas, na prática, apenas Power, Hunter-Reay, Helinho e o neozelandês da Ganassi, Scott Dixon, que está a dois pontos do brasileiro, estão na briga efetiva pelo campeonato.
A disputa promete muito, até porque as três pistas restantes são completamente diferentes. Sonoma é um autódromo permanente, enquanto a etapa seguinte será nas ruas de Baltimore e a decisão acontecerá no oval longo de Fontana.
- Sonoma é um circuito misto permanente com algumas boas áreas de escape, trechos em aclive e declive, além de mesclar trechos de alta velocidade com cotovelos bem lentos - comentou Castroneves, em texto publicado no jornal Metro.
Dos quatro, o mais habituado às decisões na Indy é o bicampeão Dixon (2003 e 2008). Já os demais candidatos jamais levaram o caneco.
- Vamos com tudo para a prova de Sonoma porque o campeonato continua superaberto e eu estou nessa batalha pelo título - cravou Helinho, que já venceu no circuito em 2008.
De fato, a briga entre os quatro está muito aberta, já que um piloto pode marcar de dez (26º colocado) a 53 pontos (caso seja o vencedor, largue na pole position e lidere o maior número de voltas de uma prova).
Os pilotos brasileiros não conquistam um título da Indy desde 2004, com Tony Kanaan. Antes dele, contando a IRL e a Champ Car, Emerson Fittipaldi (1989) e Gil de Ferran (2000 e 2001) venceram a categoria.
Os treinos livres e classificatórios acontecem a partir desta sexta-feira.
ETAPAS RESTANTES NA TEMPORADA-2012:
SONOMA
O autódromo é permanente, mas de velocidade média não muito alta e com poucos pontos de ultrapassagem. Tanto que o traçado foi alterado em algumas curvas para permitir mais brigas e trocas de posições entre os pilotos. Will Power, um dos pilotos que brigam pelo título, venceu nos últimos dois anos.
BALTIMORE
Circuito de rua com retas longas, freadas fortíssimas e traçado estreitíssimo, o que dificulta as ultrapassagens e a ação dos pilotos durante a penúltima prova do ano.
FONTANA
Um oval longo com velocidades médias acima até de Indianápolis. Ultrapassagem não é problema, mas a resistência dos motores será decisiva.