As aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) serão retomadas na próxima segunda-feira, quando muitos dos 5,4 mil calouros, recém-saídos do Ensino Médio, começarão uma rotina bem diferente da que estavam acostumados.
Por isso, o caderno Vestibular pediu ajuda a veteranos para indicar alguns lugares interessantes da UFRGS. As sugestões dos alunos servem tanto para você encontrar um bom local de estudo quanto para se divertir e confraternizar com seus colegas nos campi do Centro e do Vale.
> A partir do Facebook, calouros começam a se relacionar logo que sai o listão
> Interação entre estudantes antes do início das aulas é positiva, diz especialista
O veterano Leonardo Alves Santos, 18 anos, recebeu, ao lado de seus colegas, os bixos de Biotecnologia, no dia da matrícula. Depois de reunirem os calouros, passaram o trote, que teve a bagunçada brincadeira com tintas e um tour pelo Campus do Vale, mostrando os prédios onde são ministradas as aulas e dando dicas de lugares interessantes:
- Eles vão ter as mesmas cadeiras que nós no primeiro semestre, então, mostramos onde seriam as aulas, onde fica a biblioteca do nosso curso, os bancos, o restaurante universitário e alguns lugares para passar tempo. Também explicamos em que parada descer do ônibus, porque nossa unidade não fica bem no fim da linha - relata Leonardo.
William Silva, 22 anos, destaca outra etapa da recepção da Biotecnologia, curso de 30 vagas que chega, em 2014, à quinta turma:
- Fazemos também um apadrinhamento, conforme a ordem de classificação no vestibular. O primeiro colocado da minha turma vai ser padrinho do primeiro colocado de agora e assim vai. O objetivo é doar material didático. Se alguém ficar sem padrinho, a gente dá um jeito de fazer cópias. Mas isso é assunto para a primeira semana de aula, quando, enfatiza William, vai ocorrer o trote de verdade, afinal, esse foi apenas um "pré-trote".
Veterano de Design Visual, Cristian Garske, 23 anos, participou da recepção aos novos colegas, também no dia da matrícula presencial, na semana passada. Além de pintarem os bixos (com pinceladas cuidadosas em vez de fazerem uma bagunça de cores, afinal, são designers...), eles aproveitaram para bater papo e tirar algumas fotos.
- Não chegamos a fazer um tour para apresentar o Campus Centro. Acho que essa ajuda pode vir durante as aulas, sempre que surgirem dúvidas. Além do mais, já demos algumas dicas pela internet mesmo, como onde comprar material, que não é pouco no nosso curso - explica Cristian.
UFRGS: onde ir...
Quem vai iniciar as aulas na UFRGS na próxima semana, mas não conhece muita coisa da universidade tem, abaixo, seis aliados. O caderno Vestibular conversou com veteranos, que deram dicas de lugares legais em dois campi da instituição, que abrigam a maioria dos estudantes. Confira as sugestões para ter uma ideia mais clara de onde você foi se meter.
Campus do Vale
... para estudar
"O melhor lugar é a biblioteca da Faculdade de Física. Tem salas de estudo para até seis pessoas, e é possível marcar um horário para estudar com colegas. O espaço é amplo, bem climatizado, além de disponibilizar computadores."
Onde fica: na Avenida Bento Gonçalves, 9.500 (prédio 43.135, quase no fim do corredor)
Victória Etges Helfer, 18 anos, veterana de Farmácia
... para saborear
"Sugiro que os bixos do Vale conheçam o café do diretório acadêmico da Física. Além de ser bom, é barato. Os próprios veteranos é que preparam. E usam o dinheiro para ajudar na formatura. Eles têm combos, com café e chocolate. Também é um bom lugar para conversar e conhecer outros estudantes."
Onde fica: um pouco antes da biblioteca, no segundo andar
Leonardo Alves Santos, 18 anos, veterano de Biotecnologia
... para papear
"O melhor lugar para bater papo e passar o tempo entre uma aula e outra é o centrinho do Campus do Vale. Tem algumas mesas e cadeiras que os alunos podem espalhar por ali. É um espaço que tem sombra no verão, e é bem concorrido. Como é bem central, fica perto dos prédios de aula, dos bares e dos restaurantes."
Onde fica: é a área entre o Instituto Confúcio, o módulo comercial (onde ficam um bar, uma farmácia, uma livraria...) e os institutos de Química e de Filosofia e Ciências Humanas
Bruna Grunwald, 18 anos, veterana de Farmácia
Campus Centro
... para estudar
"Recomendo que os bixos conheçam a biblioteca da Faculdade de Arquitetura. É um bom lugar para estudar, porque é silenciosa e bem iluminada. Além disso, tem internet, salas fechadas e várias mesas. Ela fica aberta ao meio-dia e só é fechada às 20h."
Cristian Garske, 23 anos, veterano de Design Visual
Onde fica: no térreo da Faculdade de Arquitetura, na Avenida Sarmento Leite, 320 (pertinho da Escola de Engenharia, que fica do outro lado da rua)
... para ouvir
"Acho que os calouros devem aproveitar os saraus do Instituto de Artes (IA), que ocorrem às segundas-feiras, no Auditorium Tasso Correa. Também recomendo conferir as apresentações da Ospa (foto), no Salão de Atos. Alunos da UFRGS podem retirar gratuitamente até dois ingressos no saguão do salão."
Ettore Sanfelice, 25 anos, veterano de Música
Onde ficam: o IA fica na Rua Senhor dos Passos, 248 (próximo à Praça Dom Feliciano), e o Salão de Atos fica na Avenida Paulo Gama, 110 (junto à Reitoria)
... para ver
"No saguão do prédio do IA, tem um espaço expositivo, com obras criadas pelos alunos de Artes Visuais, além da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Perto da Reitoria, tem a Sala Redenção (foto) de cinema universitário, que oferece mostras temáticas, com entrada gratuita. Sugiro também as apresentações semanais de peças de teatro no Departamento de Arte Dramática e o Museu da UFRGS."
Caroline Cantelli, 24 anos, veterana de Artes Visuais
Onde ficam: o IA fica na na Rua Senhor dos Passos, 248. O cinema fica na Avenida Paulo Gama, 110 (ao lado da Faculdade de Educação), assim como o museu (na Osvaldo Aranha)