Buscando respostas à pergunta "a redação é um bom instrumento de avaliação dos candidatos para ingresso na universidade?", está aberto o concurso cultural redAÇÃO ZH. Promovido por Zero Hora e Grupo Unificado, o concurso premiará os autores dos cinco melhores textos com bolsas integrais para o curso pré-vestibular.
E se você pensa que uma boa redação é resultado de uma ideia brilhante, é hora de rever a postura. Uma bela sacada pode afundar se o candidato não conseguir articular argumentos. Com o objetivo de ajudar na elaboração do seu texto para o concurso, o caderno Vestibular apresenta um passo a passo para construir uma boa redação.
Cinco passos até o bom texto
1) Compreender o tema
Entender a proposta de redação é fundamental. Porém, para desenvolvê-la, é necessário conhecer bem o tema. Busque leituras sobre o assunto que lhe trarão ideias contextualizadas. Uma ótima alternativa é promover debates em sala de aula ou com amigos, pois neles costumam surgir novos pontos para explorar. Em seguida, faça uma reflexão individual sobre o que foi discutido para identificar posicionamentos que você poderia defender.
2) Organizar as ideias
Antes de sair escrevendo o texto, organize as ideias. Planejar a redação é importante porque, depois de debater e refletir, você teve contato com uma série de ideias - e não há espaço para falar de todas. Para não transformar seu texto em uma "colcha de retalhos", selecione um ou dois pontos para desenvolver na argumentação. Esquematize sua redação com flechas e palavras-chave para indicar o ponto de partida, os argumentos e a sua tese.
3) Fazer rascunho
É hora de começar a escrever o texto conforme o esquema que você preparou anteriormente. Use o rascunho para testar exemplos e argumentos. Como você vai cortar e reescrever, é o momento mais demorado. Mas lembre-se: as ideias não ficam boas simplesmente do jeito em que "saem". Um bom texto é resultado de um bom rascunho.
4) Corrigir a gramática
Depois de finalizar o rascunho, é o momento de bancar o professor de português e corrigir os aspectos gramaticais do seu texto. Verifique a pontuação (vírgulas, pontos), acentuação (não esqueça das novas regras) e os parágrafos. Confira se os verbos estão conjugados corretamente (fique atento a variações de singular e plural, bem como a locuções verbais).
5) Passar a limpo
Redigir a versão definitiva da sua redação exige muita atenção aos aspectos formais do texto. Primeiro, tenha cuidado e esforce-se para escrever com letra legível. Fique atento à abertura dos novos parágrafos, ao alinhamento da escrita às margens e à separação de sílabas. Não rasure, nem esqueça de colocar o título.
Dica ZH
Como escolher entre uma ideia e outra?
Opte por um ponto de vista que convença você. Lembre-se de que é necessário escolher ideias sobre as quais você consegue dissertar com desenvoltura. Defenda um posicionamento em que você realmente acredita.
Fonte: Luísa Canella, professora de redação do Grupo Unificado