Conheça o tema proposto para o concurso cultural redAÇÃO ZH 2013.
QUESTÃO DE REDAÇÃO
Escrever um texto dissertativo é uma tarefa bem diferente do ato de escolher a alternativa correta em uma questão de múltipla escolha. Mas ambas são fundamentais para o vestibulando conquistar uma vaga na universidade sem maiores sobressaltos.
Obter uma boa pontuação nas provas de redação parece, para muitos estudantes, uma simples questão de reunir frases de cunho opinativo e generalista, abordando como for possível o tema proposto pela banca. Porém, os professores que trabalham na correção das redações alertam: mais do que se expressar corretamente, os candidatos à vida acadêmica têm de deixar bem claro, no texto, que possuem um ponto de vista próprio sobre o assunto da dissertação. (Zero Hora, 17 de fevereiro de 1999)
"Sempre que dizem que o jovem não escreve bem, estão se baseando na redação do vestibular, que é o grande momento da amostragem que se tem do que os jovens escrevem. Ora, dizer isso seria atribuir à redação do vestibular um status de ser um excelente meio de verificar a competência dos jovens, o que não é. O aluno escreve mal na redação do vestibular. Ela é artificial, é uma situação em que faltam quase todos os ingredientes da redação: não há entusiasmo, interesse, estímulo; não existe um leitor, por isso eles escrevem mal. (...)
O vestibular, além de ser a maneira de medir os alunos que devem entrar, pois é o vestíbulo, passou a ter uma força de coerção muito grande sobre o programa do ensino médio. O que a universidade resolve incluir no programa do vestibular, automaticamente, no ano seguinte, estará no programa do ensino médio. Essa é uma forma de a universidade influir na sociedade. A inclusão da redação tem essa finalidade: obrigar as pessoas a tratar a redação na escola (...)". (Trechos de entrevista do professor Cláudio Moreno ao Jornal da Redação, publicada em dezembro de 1997)
"A redação é a única prova em que o candidato é solicitado a pensar autonomamente. Em todas as outras provas, sem exceção, o candidato responde a uma pergunta cuja resposta já está dada, só que ela está disfarçada entre cinco. A tarefa do aluno é descobrir, da melhor maneira possível, qual é a correta entre as cinco. (...) E a redação é uma prova ao contrário de todas as outras, porque ela não tem uma resposta certa: ela tem "N" respostas certas. Na redação, o candidato tem de perceber que está sendo solicitado a pensar autonomamente. (Trechos de entrevista do professor Luís Augusto Fischer ao Jornal da Redação, publicada em julho de 1997)
Levando em consideração as ideias contidas nos trechos acima e sua própria opinião acerca da realidade do vestibular, você está sendo solicitado a posicionar-se sobre a seguinte questão:
NA SUA OPINIÃO, A REDAÇÃO É UM BOM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE?
Fique claro que não estará em julgamento a posição que você irá tomar, mas sim a clareza e a coerência do raciocínio que irá produzir.
A dissertação deve ter a extensão mínima de 30 linhas e máxima de 50, considerando-se letra de tamanho regular. Utilize caneta; lápis apenas no rascunho.