Ele nasceu em 1995, não completou 18 anos ainda, mas já é dono de uma das vagas mais cobiçadas da UFRGS. Leonardo de Andrade Mesquita foi aprovado em Medicina logo após terminar o 3º ano e garantiu a maior média do vestibular 2013: 809,27 pontos.
A conquista não começou só um ano atrás. Leonardo deposita nos pais, Nino e Elia, o crédito por ter crescido gostando de ler e pelo desejo de ajudar as pessoas como médico. O garoto, que completou o Ensino Médio no Colégio Militar de Porto Alegre,acredita que está longe de ser"acima da média".
Com o pai dentista e a mãe professora, nenhum deles atuando no Exército, conheceu o colégio por meio de uma prima, aluna da instituição. Ouvia histórias do companheirismo entre os colegas e dos bons professores. Ao concluir a 8ª série, decidiu, então, prestar o concurso para a instituição.
Na nova escola, Leonardo participou de olimpíadas de química e de física e comprovou a teoria da prima sobre os laços fortes de amizade. Em março do ano passado, depois de pensar que poderia cursar Direito, percebeu que o desejo de zelar pela vida era maior. Decidiu que faria Medicina.
- Então,pensei: pode ser complicado de passar, mas não é impossível.
A partir daquele momento, o estudante começou a analisar seus pontos fracos e fortes em cada disciplina. Quando estava no 2º ano, prestou o vestibular da UFRGS para testar e foi mal em literatura. História, biologia e geografia também entraram na lista das que mereciam mais atenção e, por isso,no segundo semestre, Leonardo se matriculou em um cursinho. Quando as aulas do colégio terminaram, rumou para um intensivo específico para candidatos a uma vaga de Medicina.
Durante as provas da UFRGS, sucumbiu à curiosidade, conferindo o gabarito todos os dias. No final da maratona, sabia que tinha chances de ser aprovado, mas nem sonhava com a média mais alta. Quando os boletins de desempenho foram liberados pela universidade, na semana passada, o número um no boletim de Leonardo indicava a maior nota no curso que teve 8.004 inscritos. Para o calouro, a expressão foi uma só:
- Não acredito,que coisa incrível!
As dicas do campeão
Busque se conhecer para conseguir avaliar seus pontos fortes e fracos. Isso ajuda a definir em quais disciplinas é preciso focar os estudos.
Tenha um pouco de confiança, mas mantenha os pés no chão.
Planeje seu período de estudo. É bom ter tempo livre para ficar com a família e os amigos, por exemplo.
Aprenda a responder às questões do vestibular em que você quer ser aprovado. No caso da UFRGS, uma boa alternativa é refazer provas antigas.
Não se sobrecarregue, isso pode afetar o equilíbrio emocional. É preciso inserir o estudo dentro do cotidiano e não estudar o tempo todo.
Os acertos de Leonardo:
Física 24
Literatura 25
Inglês 22
Língua Portuguesa 23
Redação 19,0625
Biologia 22
Química 23
Geografia 22
História 21
Matemática 24
Enem 79,5000