O vestibular de 2013 se afastou de uma palavra que os vestibulandos odeiam: surpresa. Grande parte das provas manteve o padrão dos últimos concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, portanto, compreendeu conteúdos que os alunos aprenderam em sala de aula, sem grandes sustos.
A prova de literatura, que apavorou os estudantes em 2012, parece ter voltado ao seu estilo tradicional, com ênfase aos autores que estão no programa da universidade e, ainda mais, aos escritores contemporâneos. Além disso, o tema da redação, que também assustou os candidatos no ano passado, foi considerado mais fácil desta vez. O fato de o assunto, o humor, ser próximo do cotidiano pesou para que muitos estudantes avaliassem o tema como acessível, acredita a professora Luísa Canella, do Grupo Unificado. Em língua portuguesa, a prova foi considerada fácil demais, o que elevou a média de 10,81 para 15,04. Para Paulo Ricardo, professor de português do Unificado, as questões de gramática estavam simples, ao contrário dos últimos dois vestibulares.
- A média alta de português pode baixar a média do último candidato classificado, já que a disciplina tem peso três para todos os cursos - lembra o professor Ênio Kauffman, do Unificado.
Para quem busca uma vaga em um curso muito concorrido, como a Medicina, a proximidade das médias de inglês e espanhol deve reduzir a polêmica sobre qual disciplina pode garantir ao aluno mais pontos. Diferentemente de outros anos, as duas línguas estrangeiras tiveram médias muito semelhantes, na casa dos 11 acertos.
Na sexta-feira, a universidade alterou o gabarito da questão 49 de matemática - a resposta correta é a letra A. Professor de matemática e blogueiro do clicRBS, Gustavo Reis comemorou a modificação. Ele avalia que a prova deste ano não passou por uma grande transformação, mas seguiu exigindo menos cálculos, mais raciocínio lógico e interpretação de gráficos e tabelas. A mudança, que tem feito o desvio padrão da avaliação crescer, vem ocorrendo nos últimos dois anos.
- Acredito que a prova de matemática da UFRGS está ficando mais parecida com a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - comentou.
Na prova de física, também apareceram questões diferentes, com textos muito longos, que fogem do padrão. Ênio Kauffman, professor de física, aprovou a avaliação, mas questionou algumas perguntas que exigiam pouco raciocínio e mais conteúdo decorado.
Preste atenção
> O prazo máximo para a divulgação do listão é sábado, 26 de janeiro. Porém, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) acredita que a divulgação pode ocorrer na sexta-feira, dia 25.
> De acordo com o edital, os boletins de desempenho estarão disponíveis no site www.vestibular.ufrgs.br em até cinco dias úteis após a divulgação do listão.
> Os aprovados deverão entregar documentos de conclusão do Ensino Médio em data estabelecida pela universidade. É preciso conferir no Manual do Candidato quais documentos são necessários, dependendo da opção escolhida entre as cotas ou o acesso universal. É necessário cumprir essa exigência para garantir a vaga.
> A efetivação da matrícula é feita em outra data, também pessoalmente, em unidades acadêmicas da UFRGS.