Mais de 3,5 milhões de estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 conferiram suas notas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até as 13h deste domingo. A consulta às notas foi liberada na sexta-feira passada, e um total de 4,1 milhões de estudantes fizeram as provas.
No site do Inep é possível acessar os resultados individuais por área de conhecimento e a nota da redação informando o número de inscrição e a senha usada no ato do cadastro ou ainda o CPF e a senha. A prova de redação estará disponível para vista pedagógica (consulta apenas para o estudante ver seus erros, sem a possibilidade de entrar com recurso) no dia 6 de fevereiro.
Com a nota do Enem, os estudantes podem concorrer a uma das 129,2 mil vagas oferecidas em universidades e nos institutos federais de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições deverão ser feitas de 7 a 11 de janeiro, exclusivamente pela internet.
Além das vagas em instituições públicas, os candidatos podem usar a nota no Enem para concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), a financiamentos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter a certificação do Ensino Médio. Para isso, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.