A distribuição dos conteúdos na prova de língua portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) varia de um ano para o outro. De acordo com o professor Ávila Oliveira, dos cursinhos Unificado e Gabarito, não é possível definir quantas questões de cada matéria podem cair.
No entanto, alguns conteúdos têm presença garantida na avaliação e devem ser revisados nos últimos dias antes do vestibular (confira a lista abaixo). Para conhecer os enunciados e a linguagem da avaliação, a dica de refazer provas antigas segue valendo. Além disso, ler com atenção e calma cada questão continua sendo fundamental.
- É importante lembrar que nesse dia os alunos têm apenas as questões de português e a redação. Dá tempo para fazer tudo com calma, e isso pode fazer a diferença - garante Ávila.
Um mito que deve ser desfeito sobre essa prova da UFRGS é a questão da interpretação. Muitos estudantes pensam que a avaliação é baseada na interpretação, mas, nos últimos, anos, apenas seis questões das 25 cobram apenas a compreensão do texto. Nas demais, é preciso lembrar das regras da gramática para alcançar a resposta certa. No entanto, é preciso ter uma atenção extra porque a universidade não cobra os conteúdos de forma explícita, o que exige ainda mais atenção.
Outra sugestão de Ávila é que os estudantes façam primeiro as questões de interpretação quando ainda estiverem com o texto fresco na cabeça e, depois, partam para as de gramática.
Confira os assuntos mais recorrentes na prova e que devem ser revisados:
1 - Pontuação
2 - Uso de pronomes relativos
3 - Regência verbal
4 - Verbos (principalmente modos e tempos verbais)
5 - Concordância verbal
6 - Crase
7 - Vozes verbais
8 - Conjunções