O caderno Vestibular preparou uma lista de dicas para que os pais de vestibulandos possam acompanhar a rotina de estudos dos filhos, sem se tornar um estorvo ou fonte de pressão. Confira:
> O quanto antes os pais começarem acompanhando e conversando sobre as opções de futuro, melhor.
> É bem difícil o curso escolhido corresponder a todas as expectativas dos estudantes. Por isso, os pais precisam ser realistas para informar o estudante o máximo possível de cada profissão, mas sem influenciar na escolha.
> As conversas devem deixar claro que, se o curso escolhido decepcionar demais, há a opção de se tentar outra alternativa.
> Os pais devem perceber que, para alguns estudantes, pode não ser o momento de se fazer uma faculdade.
> Nesses casos, vale avaliar se não é o momento de dar um tempo e investir em cursos extracurriculares ou em um intercâmbio, por exemplo.
> Deve-se saber como lidar com o estudante. Aqueles alunos que já são dedicados e se exigem não precisam de dose extra de cobrança dos pais. Já aqueles que têm dificuldades de estudar precisam de incentivo, como estudar com os colegas em casa, por exemplo.
> Em todos os casos, os pais podem ajudar os filhos a organizar os horários de estudo, dando espaço também para momentos de lazer.
> Estudar junto com o filho, só se ele levar numa boa. Para os estudantes que detestam essa intervenção, não adianta insistir.
> Estimule leitura de jornais, revistas, livros e, sempre que possível, vale discutir os assuntos de atualidades com os estudantes.
> Fuja das comparações entre irmãos ou parentes! Cada um tem um ritmo diferente e deve ter a individualidade respeitada.
> Se as coisas não estiverem indo bem, vale procurar um psicólogo ou um psicopedagogo para ajudar.
Fonte: Psicopedagoga Priscila Leonel Pasqualini e psicóloga Monica da Silva Justino