Apesar de as escolas particulares do Rio Grande do Sul contarem com autonomia para decidir se funcionarão ou não a partir de segunda-feira (13), o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) segue orientando para que as instituições ainda suspendam as aulas na próxima semana.
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (10) entre a entidade e a direção das escolas, foram relatadas as dificuldades para recomeçar as aulas.
— Há autonomia para as escolas decidirem se atendem ou não os alunos com as atividades pedagógicas previstas — afirmou o presidente do Sinepe-RS, Oswaldo Dalpiaz, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Conforme Dalpiaz, grande parte das instituições não irão ter aulas na semana que vem. Há diversidade de situações, algumas escolas estão com água com 1,8 metro de altura, outras ilhadas, e ainda há as que sofreram problemas relacionados à chuva.
Além disso, o Sinepe-RS conta que cerca de 80% dos funcionários de uma escola de Canoas tiveram prejuízos nas casas, além de abalos emocionais. Há também relatos que uma escola de Porto Alegre atenderá somente com Educação Infantil na próxima semana. Ou seja, cada instituição tem de avaliar a sua situação e condição de atender aos alunos.
Recuperação das aulas perdidas
A partir da próxima semana o sindicato discutirá formas de recuperar as aulas perdidas nos dias que as escolas estiveram fechadas. Segundo a entidade, uma iniciativa já praticada em outras oportunidades foi as aulas aos sábados. Por enquanto, a antecipação das férias de julho não é cogitada.
— Havia essa possibilidade, porém conversando com o sindicato dos professores se julgou que não seria oportuno, ficaria um período muito grande de atividades. Se julgou por bem possibilitar a recuperação desses dias de outra maneira — comentou.
Ouça a entrevista completa:
Confira a nota na íntegra:
O SINEPE/RS orienta as instituições de ensino privadas que tiveram sua estrutura danificada pela enchente, ou estão servindo de abrigo, ou ainda que não tenham equipe para funcionar, a seguirem com as aulas suspensas na próxima semana, de 13 a 18 de maio. Reforçamos que as escolas têm autonomia para decidir sobre a retomada das aulas, considerando os riscos e as possibilidades. O bom senso deve prevalecer nessa situação.
A decisão foi tomada a partir de uma reunião com as instituições de ensino da Capital, Região Metropolitana e Vales na tarde desta sexta-feira (10/05). Na reunião, a maioria das instituições informou que não irá retornar as aulas na próxima segunda-feira.
Na próxima semana, o SINEPE/RS orientará as instituições a respeito da recuperação das aulas deste período a partir da normativa emitida pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer 11/2024) e do Parecer do Conselho Estadual de Educação que deverá ser publicado em breve.