O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram, na manhã desta terça-feira (12), onde serão construídas cem novas unidades do Instituto Federal (IF) até 2026. No Rio Grande do Sul, as novas unidades serão em Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Gramado. Atualmente, existem 42 campi no Estado, espalhados em 16 municípios (veja o mapa abaixo).
Criados a partir da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os IFs fornecem, de forma gratuita, formação qualificada dos ensinos Médios, Técnico, Superior e de pós-graduação, com Mestrado e Doutorado. As instituições dispõem de cursos técnicos concomitantes com o Ensino Médio e opções para quem já concluiu o ensino básico. Também há modalidades direcionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 170 opções de cursos a distância.
No Estado, há três Institutos Federais, cada um com seus polos de ensino e campis. Contabilizando unidades do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), o Estado conta com cerca de 20 mil alunos e disponibiliza 260 opções de cursos.
Abaixo confira onde estão localizadas as 42 unidades dos IFs no Rio Grande do Sul: