Estão abertas as inscrições para as 50 vagas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), considerado o primeiro passo para ingressar na carreira diplomática. As inscrições terminam às 22h do dia 3 de agosto e podem ser feitas no site do Instituto Americano de Desenvolvimento, com o valor da taxa de R$ 229. Quem quiser solicitar isenção do valor também deve fazer o pedido por meio da página da banca organizadora.
O salário é de R$ 20.926,98. Os aprovados iniciam o Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, como terceiros-secretários, e passam por treinamento contínuo para serem capazes de representar o Brasil na comunidade de nações. Durante a carreira, diplomatas podem passar para os cargos de segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe, e a ministro de primeira classe ou embaixador.
Para participar do concurso, é necessário ter nascido no Brasil, ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e o serviço militar, e estar apto a exercer os direitos políticos. Para ser nomeado, o candidato também precisa ter diploma de conclusão de graduação de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Como funciona o concurso?
As provas do CACD são aplicadas em três fases eliminatórias e classificatórias. Na primeira fase, o candidato realiza uma prova objetiva com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, economia e direito.
Na segunda etapa, é preciso fazer uma prova escrita de língua portuguesa e de língua inglesa. E, na terceira e última fase do concurso, o candidato responde uma prova escrita com questões de história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.
A primeira fase ocorre nas capitais dos 26 Estados e no DF no dia 27 de agosto. Já a segunda, dia 17 de setembro, ocorre apenas nas capitais onde houver candidatos aprovados. Há reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros.