As inscrições para fazer parte do programa Nova Geração, do Instituto Caldeira, seguem abertas até o próximo domingo (23). A iniciativa, que oferece capacitação em áreas de inovação e tecnologia para jovens de escolas públicas ou bolsistas de particulares, está ofertando 5 mil vagas.
A primeira fase ocorre na modalidade online e tem duração de três meses. Jovens de todo o Estado poderão ingressar sem ter a preocupação do deslocamento. Ao se inscrever, o participante escolhe uma das quatro trilhas educacionais possíveis – Programação, Gestão e Vendas, Marketing Digital e UX/UI Design. As inscrições podem ser feitas no site.
A capacitação é uma oportunidade para conhecimento em uma carreira e, alguns casos, uma virada, como foi para Lucas dos Santos Medeiros, 20 anos. Antes de ingressar no Nova Geração, Lucas trabalhava como segurança dentro do Instituto Caldeira, no 4º Distrito, em Porto Alegre. Em um dos primeiros dias de integração, o jovem foi abordado pelo head do Campus Caldeira, Felipe Amaral.
– Eu estava trabalhando no Dia D (dia de integração presencial) e o Felipe pediu para que eu avisasse quando os alunos estivessem chegando. Peguei o contato dele e avisei, como combinado. Depois de um tempo ele me chamou, perguntando minha idade e se eu me interessava em saber o que estava acontecendo no Caldeira. Na hora, disse que me interessava. Ingressei na trilha de Marketing Digital e fiz todas as atividades em quatro dias – relembra Lucas, morador do bairro Lomba do Pinheiro.
Mesmo trabalhando de segunda-feira a sábado, o jovem fez um esforço para participar dos encontros e palestras do programa. Por um tempo, ele conseguiu conciliar o trabalho como segurança e as atividades.
– Era uma rotina bem cansativa e, quando tive a oportunidade de participar do programa, não pensei duas vezes. Consegui me destacar em alguns pontos e fui selecionado entre os 50 alunos. Nesse meio tempo, ganhei uma bolsa de Inglês e um curso Técnico de Administração, no Senac. Graças a esse curso, consegui o emprego que tenho hoje, como estagiário de Inovação na SLC Agrícola – conta Lucas.
Segundo o jovem, antes de passar pelo Caldeira, ele estava numa zona de conforto entre o trabalho e o descanso, sem muita perceptiva de crescimento profissional. Hoje, no novo trabalho, ele garante que sua qualidade de vida melhorou e a chance de desenvolvimento da carreira aumentou.
– Foi uma reviravolta na minha vida. Comecei a trabalhar como pizzaiolo, depois fui segurança e nunca imaginei que ia trabalhar no setor de inovação de uma empresa e estudando ainda. Minha vida foi de zero a cem em questão de meses. Eu digo que é uma oportunidade única de aprender e conquistar muita coisa – afirma Lucas.
Voando alto
Entre os alunos é fácil ouvir relatos de como o programa impactou a perspectiva profissional e de futuro. Além do conhecimento nas trilhas educacionais, a turma pode desenvolver as habilidades socioemocionais e ter contato com parceiros para entender diversas áreas de atuação. Para a jovem Nycolly Carvalho, 18 anos, o programa foi importante para a descoberta de quem ela é como profissional:
– Terminei meu Ensino Médio no ano passado e eu não tinha contato com o mercado de trabalho até entrar no Nova Geração. Foi muito importante porque no ensino formal não temos como saber sobre áreas de atuação, como se portar no mercado de trabalho, como fazer uma entrevista e até como fazer um currículo. Eu fiz o curso de Marketing Digital e, por conta das iniciativas sociais que eu já participava, estou trabalhando na Moss Earth, que é uma empresa que realiza crédito de carbono. Além de trabalhar com o que eu gosto, tenho propósito no que faço – diz a jovem.
Com uma bagagem de conhecimento e experiência em iniciativas sociais, Nycolly foi aprovada para estudar na universidade de Harvard, no Massachusetts (EUA), uma das mais conceituadas do mundo. A jovem, moradora do bairro Agronomia, na Capital, foi bolsista durante o Ensino Fundamental e Médio, e aproveitou oportunidades de se conectar e participar de projetos desenvolvidos por jovens que estudam fora do Brasil.
Atualmente, ela prepara as malas para embarcar em agosto para o Exterior pela primeira vez. Durante o processo de aplicação, Nycolly teve o apoio financeiro da empresa Estudar Mais. Lá, ela vai terá cobertura de todos os custos relacionados aos estudos, como o curso, dormitório e alimentação.
– Muitas vezes acabamos perdendo oportunidades por medo ou falta de confiança. O Geração Caldeira foi importante para isso também, para adquirir confiança e não ter medo de abraçar chances que aparecem – finaliza a jovem.
Como é o programa
Neste primeiro período do Nova Geração, ocorrerão encontros presenciais, aos sábados, nos quais grupos de 300 jovens são levados ao Caldeira para participar de imersões. Eles também fazem videoconferências para estudar juntos e assistem a webinars com convidados que atuam no setor. Ao longo da formação, os alunos podem receber microcertificações em áreas específicas, que serão dadas após a realização de cursos apoiados por parceiros do Caldeira. Quem concluir a primeira parte, também poderá ser um dos 200 escolhidos para uma segunda fase. Esta etapa é totalmente presencial, com duração de quatro meses, e os alunos recebem bolsa auxílio.
Nesta última semana de inscrições abertas, o time do Campus Caldeira visita mais de 50 escolas públicas para levar a divulgação da oportunidade de conhecimento e ingresso no mercado trabalho em áreas que estão em crescimento. Para Felipe Amaral, head do Campus Caldeira, o Rio Grande do Sul tem uma janela de oportunidade para se tornar uma das principais referência nacionais em formação de talentos para a nova economia.
– O Nova Geração é mais um movimento que vai nessa direção, integrando o poder público, setor empresarial e o terceiro setor – afirma Amaral.
No ano passado, o programa teve 750 alunos participantes da primeira fase. No Geração Caldeira, que é a segunda fase, 50 alunos foram selecionados e mais da metade já está atuando a partir de encaminhamentos feitos no programa.
Para participar, é preciso ter de 16 a 24 anos e estar cursando ou ter cursado o Ensino Médio em uma escola pública, ou em uma particular, desde que com uma bolsa superior a 50%. Também é necessário residir no Rio Grande do Sul. O Campus Caldeira, que encabeça o programa, tem como mantenedores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além da Fundação A.J Renner e das empresas Banrisul, Elea Digital, Oracle, Sicredi e do Sebrae.
SAIBA MAIS
- O que: Programa Nova Geração, do Instituto Caldeira
- Quem pode se candidatar: são 5 mil vagas para jovens de 16 a 24 anos e estar cursando ou ter cursado o Ensino Médio em uma escola pública, ou em uma particular, desde que com uma bolsa superior a 50%
- Quando: até dia 23 de abril
- Quando começa: as aulas online iniciam em maio
- Como se inscrever: as inscrições são pelo site. Clique na aba "Inscreva-se" e será direcionado para o formulário
- Quais são as trilhas educacionais: o candidato poderá optar por Programação, Gestão e Vendas, Marketing Digital ou UX/UI Design
- Qual o investimento: curso gratuito