O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, na tarde desta quarta-feira (19), informações sobre a recomposição no orçamento das universidades e institutos federais de ensino. O investimento será detalhado em reunião de reitores no Palácio do Planalto, em Brasília. O ministro da Educação, Camilo Santana, havia confirmado a informação na terça-feira (18).
— Nós sabemos o quanto as universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos. O compromisso do presidente amanhã é anunciar a recomposição orçamentária, dialogado com reitores e reitoras — disse Santana no evento Educação Já, promovido pela organização Todos Pela Educação.
Santana, porém, não quis adiantar valores que serão repassados às instituições de ensino.
— É o segundo encontro (com reitores) que o presidente faz no Planalto. É um simbolismo para mostrar reconhecimento ao papel que nossas universidades e institutos federais fazem para jovens no país inteiro — completou.
Camilo Santana disse ainda que, além da recomposição orçamentária, viabilizada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição aprovada no fim do ano passado, o governo deve anunciar a retomada de obras paralisadas nas universidades e institutos.