Diversos estudantes se manifestaram nas últimas horas em redes sociais relatando instabilidade no sistema do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A divulgação dos resultados está prevista para hoje. Em nota, o Ministério da Educação (MEC), afirmou que "a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC trabalha para garantir a consulta efetiva aos resultados do Prouni. O time atua em monitoramento contínuo para minimizar quaisquer inconvenientes aos estudantes".
As reclamações são sobre indisponibilidade do botão para consultas ou ainda para chegar à página do resultado. O Prouni é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) em instituições particulares de ensino superior.
O prazo para comprovar a documentação junto às instituições de ensino selecionadas vai até 16 de março. Na primeira seleção de 2023, serão ofertadas 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. Conforme o Ministério da Educação (MEC), ao todo, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de Ensino Superior em todos os Estados e no Distrito Federal.
No Estado, são 13.994 bolsas integrais (100%), e 2.031 parciais (50% de desconto). Só podem pleitear uma bolsa integral candidatos cuja renda familiar bruta mensal, por pessoa, é de até 1,5 salário-mínimo. Para as bolsas parciais (de 50%), podem se candidatar aqueles cuja renda familiar bruta mensal é de até três salários por pessoa. O critério de renda não é aplicado aos professores da rede pública.