O espaço é amplo e ainda precisa de muitas reformas para ficar com cara de artes visuais, dança, música e teatro. O prédio que vai abrigar os cursos de Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), por enquanto, é um depósito para móveis e materiais da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), que foi extinta em 2018. Os quatro cursos, que eram ofertados há mais de 20 anos em Montenegro, na Região Metropolitana, foram transferidos para Porto Alegre a partir de 2023 . Vão se somar a outros seis cursos do Campus Central da Uergs, na Rua Washington Luiz, 675, no Centro Histórico.
A transferência para a Capital veio após decisão do Conselho Superior da Uergs (Consun), no ano passado. Um dos motivos foi o fato de que, em Montenegro, o governo gaúcho pagava aluguel para a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). A soma era de R$ 600 mil por ano.
Como já havia sido anunciado, a mudança será gradual: os cerca de 170 alunos que já fazem as licenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro em Montenegro podem concluir os cursos lá. Já os novos estudantes, que podem fazer a inscrição para o ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta quinta-feira (16) - leia como funciona o processo abaixo -, já terão as aulas em Porto Alegre. Os cursos duram quatro anos.
Enquanto o espaço ainda não está adaptado para as necessidades específicas dos cursos de Artes, que precisam, por exemplo, de salas com piso de madeira e barras para dança, espelhos, palco, locais para os instrumentos musicais e ambientes que sirvam como ateliês, há uma solução temporária: por meio de convênio assinado junto à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), alunos e professores da Uergs irão começar as atividades de 2023 divididos: as aulas teóricas serão no Campus Central, em salas já adaptadas, mas as práticas, que precisam de espaços especiais, serão na Casa de Cultura Mario Quintana e no Teatro de Arena, no segundo semestre. Ainda há tratativas para usar, também, espaços do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs).
Para a coordenadora do curso de Música, professora Cristina Bertoni dos Santos, o convênio vai garantir a continuidade das aulas, com qualidade para alunos e professores.
— Porto Alegre oferece esses espaços com infraestrutura de alto nível e que foram muito receptivos, então, vamos aproveitar. A ideia é que, no primeiro semestre de 2024, a gente já faça todas as atividades aqui no campus central. Vamos ter salas de música, de dança, de teatro, auditório que possa ser aberto ao público — explica a coordenadora.
O administrador da Uergs, Emir Santos, explica que todos os prédios da extinta Cientec precisaram e ainda precisam passar por um processo de adaptação para se transformarem em espaços de Ensino Superior. O Campus Central, que antes era no bairro Agronomia, funciona no novo endereço desde setembro de 2022. A prioridade foi transformar, o mais rapidamente possível, os escritórios da fundação em salas de aula.
— Trouxemos todos os nossos cursos para cá. Além disso, os cursos de Montenegro e, muito possivelmente, em breve, os de Guaíba também. Estamos na etapa do projeto executivo, que é um grande estudo, para atender todas as demandas das graduações já existentes e das que ainda queremos abrir. Temos que adequar esses prédios, que não tinham um perfil acadêmico, em uma universidade. Pretendemos encerrar o projeto em abril para, em seguida, disparar uma licitação para executar todas as obras. Esperamos estar com tudo pronto em 2024 — afirma Emir.
Inscrições abertas para a Uergs
Nesta quinta-feira (16), a Uergs abriu vagas para 19 cursos de graduação para ingresso via Sistema d, e Seleção Unificada (Sisu), em diferentes regiões do estado. O campus central de Porto Alegre concentra dez cursos. As inscrições poderão ser realizadas até 24 de fevereiro.
Para quem entrar via Sisu, as aulas começam no dia 7 agosto de 2023 no campus central de Porto Alegre (com exceção dos novos alunos de Artes, que iniciarão as atividades práticas na Casa de Cultura Mário Quintana e no Teato de Arena, até as salas especiais ficarem prontas) e nos campi do interior do Estado. Para quem já é aluno da Uergs, o ano letivo inicia no próximo dia 6 de março, na capital e nas outras unidades.
Ao todo, são 1.370 vagas. Metade para candidatos economicamente hipossuficientes, negros, pardos e indígenas (de acordo com a população no estado). Além disso, há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
As inscrições no Sisu devem ser realizadas pela internet no portal Acesso Único, do MEC, com a utilização da nota da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação do resultado está prevista para o dia 28 de fevereiro.
A relação completa de cursos e vagas oferecidos pela Uergs de acordo com o Termo de Adesão ao Sisu 2023 está disponível em uergs.edu.br/ingresso2023.